| 02/07/2008 13h27min
A delegação brasileira baterá todos os recordes nos Jogos Olímpicos de Pequim. Depois de superar o maior número de atletas (270) e de modalidades (31) levadas a uma única edição da Olimpíada, agora o país baterá também a marca de mulheres na delegação.
O número recorde de 127 mulheres brasileiras classificadas para Pequim – cinco a mais que Atenas 2004 – foi alcançado nesta terça-feira com a confirmação das equipes brasileiras de natação nos revezamentos 4x100 metros livre e 4x100 metros medley.
As nadadoras Tatiana Lemos, Monique Ferreira, Michelle Lenhardt e as reserva Julyana Kury e Tatiane Sakemi são as novidades na delegação brasileira. Flávia Delaroli, Fabíola Molina e Gabriella Silva, que também disputarão os revezamentos, já tinha garantido vaga no individual.
A primeira mulher brasileira a participar de uma edição de Jogos Olímpicos foi a nadadora Maria Lenk, nos Jogos de Los Angeles de 1932. A pioneira da natação brasileira faleceu em abril do ano passado, aos 92 anos, pouco antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Em fevereiro, ela foi homenageada pelo prefeito do Rio, César Maia, que deu seu nome ao Parque Aquático do Pan, onde ocorreram as provas de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais.
Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o recorde de mulheres brasileiras em Pequim comprova que o esporte olímpico brasileiro se desenvolve em todos os níveis.
– A cada edição observamos que o esporte olímpico brasileiro está se desenvolvendo de maneira uniforme. Já havíamos quebrado o recorde do número total de atletas e de modalidades classificadas para os Jogos. Esse recorde da participação feminina confirma a evolução qualitativa do esporte brasileiro – disse Nuzman.
Matéria atualizada às 20h57min.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.