| 15/06/2008 17h52min
A Seleção Brasileira teve uma atuação apática, neste domingo, e acabou derrotada por 2 a 0 pelo Paraguai, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, pela quinta rodada das Eliminatórias à Copa 2010. Roque Santa Cruz e Cabañas marcaram os gols do time da casa, que lidera a competição com 13 pontos. Já o Brasil segue na quarta posição com oito pontos.
Como já era esperado, os homens de defesa da equipe canarinho foram os que mais tiveram trabalho no primeiro tempo. O Paraguai impôs uma forte pressão desde os primeiros minutos. O trio ofensivo formado por Haedo, Cabañas e Roque Santa Cruz apresentava boa movimentação em campo. Mesmo assim, o ataque do time da casa parava na competência de Lúcio e Juan e tinha dificuldades para finalizar ao gol.
Do lado oposto, o a Seleção encontrava problemas para furar a marcação no meio-campo adversário. Desta forma, a construção do gol paraguaio foi questão de tempo. O gordinho Cabañas deu o alerta aos 23 minutos, ao mandar no poste um chute disparado da meia-direita.
Apenas três minutos depois, os donos da casa conseguiram abrir o marcador. Em cobrança de escanteio de Barreto, da esquerda, Cabañas deu um toque de calcanhar para Roque Santa Cruz entrar livre na direita e mandar para o fundo das redes - 1 a 0.
No prejuízo, o Brasil até ensaiou uma reação, mas o ataque nacional errava muitos passes nas investidas e os laterais não conseguiam avançar. A melhor oportunidade aconteceu aos 32 minutos. Luis Fabiano entrou pela direita e mandou para a meta paraguaia. Justo Villar não conseguiu segurar, o centroavante tentou outra vez e Robinho veio de trás para arriscar novamente, conseguindo um escanteio para a Seleção, após o camisa 1 paraguaio mandar pela linha de fundo.
Segundo tempo
Na etapa complementar, Dunga sacou Josué e colocou Anderson em busca de mais ofensividade. O Brasil voltou arriscando mais e recebeu uma ajuda: logo aos dois minutos de jogo, Verón fez falta dura por trás em Robinho e levou o segundo amarelo, sendo expulso de campo.
Entretanto, a vantagem numérica acabou anulada apenas dois minutos depois. Em uma cochilada da defesa brasileira, Roque Santa Cruz arrancou em contra-ataque pela esquerda, bateu e Júlio César conseguiu espalmar. Porém, o gordinho Cabañas foi rápido, pegou a sobra e chutou, determinando o 2 a 0 e o placar final da partida.
Com a dupla vantagem no escore, o time do técnico Gerardo Martino nem parecia estar com um a menos em campo. O Brasil ainda tentou impor força ofensiva, com a saída de Mineiro e a entrada de Adriano e a substituição de Diego por Júlio Baptista. Mas não adiantou. A equipe pentacampeã abusava dos lançamentos longos, que não traziam grande perigo à defesa paraguaia.
Ao final da partida, algumas vaias foram ouvidas no Denfesores del Chaco e a torcida brasileira chegou a gritar: "Fora, Dunga"! Pressionada, a Seleção terá responsabilidade redobrada na quarta-feira, quando encara a rival Argentina, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.