Notícias

 | 30/05/2008 13h43min

Guga perde nas duplas em Roland Garros e dá adeus ao tênis profissional

Alternates Florin Mergea e Horia Tecau venceram por 5/7, 6/3 e 6/1

Michele Cardoso  |  michele.cardoso@rbsonline.com.br

A derrota em duplas, nesta sexta-feira, ao lado do francês Sebastien Grosjean, ratificou a despedida de Gustavo Kuerten, encerrando em definitivo a carreira do catarinense como tenista profissional. O jogo teve vitória da dupla romena formada por Florin Mergea e Horia Tecau por 5/7, 6/3 e 6/1, com cerca de 1h30min de duração.

O jogo ocorreu em uma quadra com capacidade para apenas 1.196 pessoas, com adversários diferentes dos iniciais. A dupla francesa formada por Mahut e Benneteau desistiu da disputa e abriu espaço aos jovens romenos, que entraram como alternates. A desistência foi em função do jogo de simples de Benneteau, que levou 3h48min para vencer o colombiano Alejandro Falla, também nesta sexta.

A partida

Florin Mergea, 114 do ranking mundial de duplas, e Horia Tecau, número 118, ambos com 23 anos, surpreenderam pela força psicológica nos pontos decisivos, convertendo 6 dos 8 break points. Eles roubaram a cena ao vencerem de virada o ex-número 1 e ex-número 4 do mundo que formavam a dupla "querida" pela torcida francesa.

A primeira quebra foi dos romenos, quando marcaram 4 a 3. Em seguida, confirmaram o serviço e abriram a vantagem de dois games, que só foi diminuída quando a dupla franco-brasileira conseguiu a quebra e igualou em 5 games para cada lado. O placar empatado foi fundamental para o entrosamento entre Guga e Grosjean, que confirmaram o serviço no game seguinte e quebraram os adversários para fecharem o set em 7/5.

Logo no início do segundo set, os romenos foram insistentes nos pontos e alcançaram a primeira quebra, fechando 2 a 1. Em seguida, após duas confirmações de serviço — uma para cada lado —, Guga e Grosjean devolveram a quebra e igualaram o placar em 3 a 3.

A dupla romena voltou a dominar a partida. Depois de um quarenta iguais no sétimo game, eles quebraram novamente o serviço e voltaram à frente, em 4 a 3. Não foi difícil confirmar o game seguinte, vencendo de zero e abrindo dois de vantagem. O placar retomou o cenário do primeiro set, com 5 a 3 para os romenos, enquanto a dupla formada por Guga e Grosjean tinha o saque nas mãos para buscar o jogo, mas deixaram mais uma vez que a jovem parceria alcançasse mais uma quebra e fechasse o set em 6 a 3.

No terceiro set, Guga e Grosjean mal apareceram. Mergea e Tecau começaram no saque, quebraram os ex-tops da ATP para abrir 3 a 1, em seguida, mais uma quebra no 5 a 1 para fechar em 6 a 1, em uma game vencido de virada. Os romenos terão pela frente outro brasileiro na próxima rodada: o mineiro Bruno Soares, que forma dupla com o sérvio Dusan Vemic.

Carreira chega ao fim

Este foi o último jogo de Guga como profissional. Em simples, o catarinense já havia se despedido do palco que o consagrou, quando foi eliminado na estréia pelo francês Paul-Henri Matchieu, por 6/3, 6/4 e 6/2, no último domingo.

CLICRBS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.