| 30/05/2008 12h46min
Um dos dois representantes da esgrima brasileira nos Jogos Olímpicos de Pequim, ao lado de João Souza, o esgrimista Renzo Agresta escolheu morar na Itália com o objetivo de se preparar melhor para seu grande objetivo: o pódio olímpico.
Há dois anos e meio morando em Roma, Agresta decidiu deixar o Brasil para treinar ao lado dos melhores do mundo. Sem patrocínio, conta apenas com a ajuda de sua família e da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) para se manter na Europa.
– Sempre quis ir para a Itália desde que comecei a obter melhores resultados aqui no Brasil. Lá, minha vida mudou para melhor, aprendi a morar sozinho – disse Agresta, em visita a São Paulo.
Embora não tenha incentivo em seu país natal, o paulista não pensa em parar de se dedicar ao esporte. Ele traça uma meta ambiciosa:
– Com o Pan do Rio 2007, aumentou um pouco o prestígio da esgrima no Brasil, mas ainda é um esporte amador, movido pela vontade dos técnicos e dos atletas. Não penso em desistir, tenho objetivos a longo prazo, como as próximas duas Olimpíadas – confessou.
Após os treinamentos em solo italiano, o esgrimista garante que evoluiu tecnicamente na prática da modalidade. Ele, que representou o Brasil nos Jogos de Atenas 2004, diz que está mais preparado para disputar sua segunda Olimpíada.
–Treinando e competindo ao lado de pessoas de nível superior que o seu, a tendência é você evoluir. Hoje, estou mais experiente. Tenho mais vontade de participar do que ansiedade – garantiu o sabrista.
Renzo Agresta ainda participará de mais uma competição antes d Olimpíada. Entre 8 e 12 de julho, ele disputará o Pan-Americano da modalidade, na cidade mexicana de Querétaro. O evento servirá para que possa conquistar mais pontos no ranking mundial e, assim, disputar em uma chave mais fácil em Pequim.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.