Notícias

 | 18/05/2008 20h12min

Figueira derrota o Coxa e quebra tabu na despedida de Gallo

Cleiton Xavier foi o autor dos dois gols alvinegros contra o time paranaense

Maykon Oliveira  |  maykon.oliveira@rbsonline.com.br

O Figueirense bateu o Coritiba por 2 a 1 neste domingo, no estádio Orlando Scarpelli, pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Além de ter quebrado o tabu de nunca ter vencido o Coxa em Florianópolis pelo Nacional, a partida marcou também a despedida do técnico Alexandre Gallo do comando da comissão técnica do alvinegro.

O resultado manteve a invencibilidade do Figueira, com quatro pontos, na 4ª posição na tabela. Já o Coritiba encarou a primeira derrota, depois de ter vencido o Palmeiras na estréia da competição.

Com 10 em campo desde os 16 minutos do segundo tempo, as defesas de Wilson foram imprescindíveis para o alvinegro conquistar os três pontos em casa. Cleiton Xavier fez os dois gols da vitória do time catarinense. Hugo descontou para o Coxa.

Cleiton Xavier marca dois

Impulsionado pela torcida, o Figueira começou melhor, pressionando a equipe paranaense desde o início. Ainda aos 3 minutos, Ale perdeu a bola próximo ao meio-de-campo e Wellington Amorim arrancou pela esquerda até a área. No cruzamento, a bola passou pela zaga do Coxa e Rodrigo Fabri não conseguiu completar. Aos 9, após uma bola mal espalmada por Edson Bastos, a sobra ficou com Cleiton Xavier, que, de canhota, completou para as redes. Na comemoração, Cleiton correu direto para a lateral do campo e abraçou o treinador, demonstrando que a equipe estava em clima de despedida.

O Coxa não demorou a dar a resposta. Três minutos depois, Rubens Cardoso fez um cruzamento pela esquerda na pequena área, César Prates furou e deixou para Hugo completar para as redes de Wilson.

A partir daí, o jogo ficou mais equilibrado. Com o empate fora de casa, o Coritiba passou a tocar mais a bola para diminuir a velocidade alvinegra. Aos 26 minutos, Rodrigo Fabri recebeu pela lateral esquerda do campo, avançou e chegou próximo à linha de fundo para o cruzamento, mas o zagueiro Maurício recuperou a bola para os visitantes. O meia alvinegro caiu pedindo falta, mas o árbitro Elmo Alves Resende Cunha não marcou nada.

Aos 33 minutos, Wellington Amorim fez uma linda jogada ao salvar uma bola na lateral com o calcanhar. Léo Matos conseguiu dominar e arrancou até a área do Coxa. No cruzamento, a bola foi direto para as mãos do goleiro de Edson Bastos.

O Figueira só abriu vantagem aos 42 minutos, quando Rodrigo Fabri foi à linha de fundo pela esquerda e centrou rasteiro para Cleiton Xavier. O meia se livrou da marcação e mandou direto no canto esquerdo de Edson Bastos.

Uma barreira chamada Wilson

Mesmo com a vantagem obtida na etapa inicial, o alvinegro voltou botando pressão. No entanto, a expulsão de Léo Matos aos 15 minutos — ele já havia recebido um amarelo no primeiro tempo — mudou o andamento da partida. Com 10 em campo, o Figueira precisou recuar. Para isso, o técnico Gallo sacou o meia Rodrigo Fabri para a entrada do volante Leandro Makelele.  O destaque da partida passou a ser o goleiro Wilson.

Aos 23, o arqueiro alvinegro espalmou um cruzamento perigoso de Rubens Cardoso. Dois minutos depois, Hugo ganhou na dividida na área e girou batendo. Novamente Wilson salvou o Figueira tirando a bola com o pé direito.

Por volta dos 30 minutos da segunda etapa, Cleiton Xavier se contundiu e deu lugar a Anderson Luís. O time paranaense continuou no ataque. Aos 37 minutos, Leonardo teve a melhor chance do Coritiba, quando recebeu na entrada da área e chutou para uma excelente defesa de Wilson.

Já perto do fim da partida, aos 44, a bola sobrou para Wellington Amorim na área. O atacante chutou cruzado para a boa defesa do goleiro do Coritiba, que espalmou para escanteio, evitando o terceiro gol alvinegro.

A despedida do comandante

Em entrevista coletiva concedida após a vitória, o técnico Alexandre Gallo confirmou sua saída do Figueirense. O ex-treinador revelou que está em negociação para assumir o comando do Atlético-MG, mas que também existe uma proposta de um time do Exterior, onde o técnico começaria as atividades em julho. O motivo alegado foi "diferença entre as formas de pensar" dele e da diretoria do clube para o restante da temporada.

Próxima rodada

O Figueira volta a campo no próximo sábado, dia 24, às 18h10min, para enfrentar o Vitória no estádio Barradão, na Bahia. Já o Coritiba encara o São Paulo, no Morumbi, no domingo, dia 25, às 16h.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.