| 06/05/2008 20h29min
O Fluminense venceu o Nacional-COL por 1 a 0 na noite desta quarta no Maracanã, confirmando a vaga nas quartas-de-final da Libertadores. O gol foi anotado pelo zagueiro Roger, campeão em 1995 pelo Grêmio e que, assim como lateral-direito Gabriel, disputou a centésima partida pelo tricolor carioca. No jogo de ida, em Medellín, os brasileiros haviam vencido por 2 a 1.
Agora, o Fluminense vai enfrentar o vencedor do embate entre São Paulo e Nacional-URU, que se enfrentam nesta quarta no Morumbi. Na ida, em Montevidéu, os dois times empataram sem gols. Pelo Brasileirão, o Fluminense estréia no domingo diante do Atlético-MG no Mineirão.
Flu cauteloso
No primeiro tempo, o Fluminense irritou a torcida com um futebol cauteloso, e foi pressionado pelos colombianos. Mal a partida começou e o time colombiano partiu para cima, tentando descontar a vantagem carioca. No time da casa, apenas o meia argentino Conca procurava dar mais velocidade às jogadas de ataque, tentando tornar a equipe mais agressiva.
A dupla ofensiva do Flu não conseguia se entender, mas o centroavante ainda conseguia causar preocupação à defesa colombiana. Aos 21 minutos, ele chutou da entrada da área e o goleiro do Atlético Nacional fez ótima defesa.
Por volta dos 30 minutos, o Nacional reassumiu o controle da partida e a torcida passou a se manifestar, vaiando o time tricolor e exigindo mais empenho da equipe. Mas a pouca qualidade dos atacantes colombianos impedia que a equipe visitante alcançasse sucesso em suas investidas. Os colombianos, no entanto, também criaram oportunidades, e o primeiro tempo terminou com a equipe do Fluminense saindo de campo debaixo de vaias.
Tricolor volta melhor
As equipes voltaram para o segundo tempo com as mesmas formações, mas a disposição do Fluminense era maior que na etapa inicial. Logo aos dois minutos, Cícero bateu com força e Barahona defendeu com dificuldade. Cinco minutos depois, o Tricolor marcou. Thiago Neves cobrou falta da intermediária e Roger se antecipou aos zagueiros para marcar de cabeça. Logo depois do gol, o time colombiano se perdeu e o Tricolor passou a ter mais domínio da partida embora sem criar grandes jogadas de ataque.
Nova queda de rendimento
Por volta dos 20 minutos, o Tricolor voltou a cair de rendimento e Renato Gaúcho tirou Thiago Neves, que saiu vaiado pela torcida. O Nacional passou a dominar e perder várias chances de gol, e o treinador acabou substituindo Washington, o que dividiu a torcida entre aplausos e vaias. O time carioca continuava sem se acertar em campo, e o Nacional continuava a desperdiçar oportunidades para empatar.
Aos 38 minutos, Dario Conca, um dos raros destaques da equipe carioca, fez ótima jogada individual, mas o goleiro Barahona desviou para escanteio o chute do argentino. Nos minutos finais, os visitantes perderam uma chance clara, enquanto o Fluminense apenas tocava a bola para garantir o sofrido resultado.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.