| 04/05/2008 18h
Acabou o papo de touca Alviverde. Neste domingo, no Beira-Rio, o Inter voltou a jogar de branco e aplicou a goleada histórica de 8 a 1 sobre o Juventude, conquistando o 38º título gaúcho. O grande destaque da partida foi o capitão Fernandão, autor de três gols.
O jogo
Antes de iniciar o jogo, um fato curioso. O time alviverde demorou para sair do vestiário e não entrou em campo a tempo de escutar os hinos Nacional e Rio-Grandense. Somente o time colorado estava postado em campo no momento da banda.
A partida começou equilibrada no Beira-Rio. As duas equipes se estudavam em campo e dificultavam as jogadas dos atacantes adversários.
O estilo do jogo do Ju estava bem definido: jogar no contra-ataque explorando principalmente a velocidade dos atacantes. Assim, o time da Serra até levou perigo na primeira etapa. Aos 13 minutos, Ivo recebeu na direita, cortou para o meio, mas chutou para fora.
Já o Inter tinha um meio campo consistente, principalmente pelas voltas de Alex e Guiñazu ao time. Na frente da grande área, Danny Moraes repetia o bom desempenho do jogo de ida, no Alfredo Jaconi. Com jogadores de boa estrutura física, a principal aposta do Colorado era nas bolas alçadas para a grande área.
Inter aposta nas bolas alçadas
Fernandão e Alex já tinham desperdiçado cabeçadas perigosas quando surgiu o primeiro gol no Beira-Rio. Aos 25, depois de cobrança de falta da esquerda Danny apareceu mais alto do que a defesa do Ju e acertou um testaço para as redes.
O gol deu ânimo ao time de Abel Braga. Assim, o segundo gol não demorou a surgir. Nilmar recebeu na direita, aos 29, e cruzou para Fernandão pular e acertar o cabeceio. O atacante estava se redimindo do erro na primeira partida da decisão, que resultou no único gol do Ju. E era só o início.
Fernandão estava inspirado. Aos 32, Marcão ajeitou de cabeça um lançamento para a grande área e o capitão colorado completou a jogada com o pé direito, sem deixar a bola cair: 3 a 0.
O Juventude ainda chegou perto de descontar na primeira etapa. Ivo executou uma cobrança de falta, que tirou tinta da trave.
Alex alcança artilharia do Gauchão
Se Ivo não acertou a pontaria, Alex não desperdiçou. O meia cobrou falta perfeita aos 37 e ampliou. O gol colocou o meia colorado na artilharia do Gauchão, ao lado de Mendes.
Inter continua arrasador
O Colorado continuou atacando na etapa complementar. Logo no início, Magrão foi lançado pelo lado esquerdo da grande área e obrigou Michel Alves a fazer boa defesa. Aos cinco, Bustos cobrou falta da direita e Fernandão desviou de cabeça. Era o terceiro do capitão na partida: 5 a 0.
Nilmar marca o primeiro no Beira-Rio
Bustos tinha participação importante na partida. Aos oito, o colombiano foi lançado na direita e cruzou rasteiro. Nilmar chutou na saída de Michel e marcou o primeiro gol no Beira-Rio desde que voltou ao Inter.
Juventude pressiona
Mesmo com o grande revés no placar e a missão quase impossível de reverter o escore, o Juventude veio para cima. O Alviverde conseguiu descontar aos 12. Ivo chutou cruzado da entrada da grande área e Índio acabou marcando contra: 6 a 1.
Depois do gol, o Ju continuou em cima e teve outras chances de descontar. Ivo, aos 15, e Mendes, aos 16, desperdiçaram boas cabeçadas para o gol.
Índio e Clemer fecham a goleada histórica
Depois de uma pequena pressão, o Inter voltou a dominar o jogo e conseguiu ampliar. Aos 32, Índio se redimiu do gol contra e marcou de cabeça, após cobrança de escanteio.
No finalzinho, Andrezinho ainda foi derrubado dentro da grande área: pênalti. O veterano goleiro Clemer pediu para cobrar e não desperdiçou, marcando o gol que fechou a goleada de 8 a 1.
Fernandão, Clemer e Iarley levantam a tala de campeão gaúcho 2008
Foto:
Jefferson Bernardes, VipComm
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.