Notícias

 | 16/01/2008 12h20min

Média de vacinações contra a febre amarela cresce oito vezes no Salgado Filho

Mesmo com ampliação de funcionários e horário de atendimento, filas continuam

Jéfferson Curtinovi  |  jefferson.curtinovi@zerohora.com.br

Desde o surgimento de casos de febre amarela no país, nos primeiros dias de janeiro, tem ocorrido filas nos postos de vacinação de Porto Alegre (endereços no infográfico ao lado). Na unidade do aeroporto Salgado Filho, o número de atendimentos cresceu oito vezes.

A média em um dia normal era de 50 doses. Na segunda e na terça-feira desta semana, chegou a 400 por dia. Nesta manhã, dezenas de pessoas aguardavam pela imunização.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Postos, Aeroportos e Fronteiras no Rio Grande do Sul, Inês Pereira Mallmann, o número de funcionários na unidade subiu de quatro para sete. Além disso, o horário de atendimento foi ampliado, com a inclusão do turno da tarde — funciona da 8h30min às 12h30min e das 13h às 17h.

Mesmo assim, a infra-estrutura da sala não comporta uma procura tão grande como a atual sem que haja espera. Na segunda-feira, houve relatos de demoras de até três horas.

Certificado Internacional de Vacinação

Inês lembra que, além dos que procuram pela vacina, há ainda os que precisam apenas do Certificado Internacional de Vacinação (CIV), documento que comprova a imunização contra a febre amarela e exigido em diversos países. São pessoas que foram vacinadas em postos de saúde da rede municipal ou estadual e vão para o Exterior. Neste caso, receberam apenas o Cartão Nacional de Vacina e precisam trocá-lo pelo CIV. No Estado, além do Salgado Filho, apenas um posto em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, emite o documento (veja os endereços abaixo).

Para evitar tumulto, a Anvisa orienta que as vacinas sejam tomadas apenas por aqueles que vão se deslocar para áreas de risco (confira quais são no infográfico ao lado). A agência também garante que não faltarão doses para a população.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.