| 13/01/2008 20h35min
Em pronunciamento em cadeia de rádio e TV na noite deste domingo, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tentou tranqüilizar a população brasileira sobre o risco de epidemia de febre amarela no país.
— Não existe risco de epidemia — avaliou.
Ele lembrou que o Brasil não tem casos de febre amarela urbana desde 1942. Segundo o ministro, apesar da existência de 24 notificações pelas secretarias de Saúde, os casos "suspeitos" estão localizados e "restritos" a áreas onde algumas pessoas não vacinadas entraram em florestas e matas nas últimas semanas. Dois casos foram confirmados (um em Brasília, que resultou em morte, e outro de uma moradora de São Paulo, que evoluiu para cura) e outros cinco, descartados. Há ainda 17 casos sendo investigados.
— O Ministério da Saúde tomou todas as medidas preventivas para evitar que casos da doença aparecessem antes mesmo da confirmação do caso sob investigação — acrescentou o ministro.
Ele
recomendou ainda à população que só procure os postos
de saúde quem morar, ou for visitar, as chamadas "áreas de risco" e somente quem nunca se vacinou — ou se foi vacinado antes de 1999.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.