| 30/12/2007 12h44min
Superação. Esta foi a maior característica da final do 1º torneio da 14ª edição da Superliga Feminina. A partida, realizada neste domingo na Arena Multiuso, em Brusque (SC), tinha de um lado o time da casa, estreante na competição, e de outro o Osasco, segundo colocado na 13ª edição e um dos favoritos ao título.
Apesar da força da torcida e de uma recuperação no terceiro e quarto sets, a equipe de Brusque não conseguiu conter o ataque e a segurança do time paulista, que venceu por 3 sets a 2 e faturou o título da 1ª fase.
A partida
Logo no primeiro set, a maturidade e o entrosamento do Osasco fizeram a diferença na partida. A maior pontuadora da competição, Paula Pequeno, ao lado de Elizângela e Natália, fez do ataque forte e preciso a principal vantagem do Osasco. Nem mesmo o bloqueio do Brusque, uma das principais armas da equipe, conseguiu barrar o time visitante, que venceu por 25 a 21.
No segundo set, com mais equilíbrio, o Brusque demonstrou união, com jogadas táticas que mantiveram a partida com uma pequena diferença de pontuação. Mesmo assim, a superioridade da equipe paulista nos detalhes, sobretudo no levantamento de Carol, levou à vitória por 25 a 23.
Perdendo por 2 a 0, ao Brusque cabia a motivação. E foi o que o grupo resgatou, elevando o nível do jogo, forçando o saque e, principalmente, atacando mais e melhor. Érika foi a maior pontuadora do time de casa na partida e brilhou ao lado de Édna e Lia. O Osasco, que estava acomodado com a vantagem dos dois sets iniciais, acabou perdendo um pouco do ritmo que antes mostrava ter de sobra. O Brusque levantou a torcida, chamou a responsabilidade de jogar em casa e levou o terceiro set por 25 a 21.
No quarto set, o time catarinense não só manteve a garra e a disposição, como também esteve mais seguro na linha de frente. Érika (Brusque) jogava solta e os ataques da ponteira Paula Pequeno (Osasco) já não surtiam tanto efeito. Com o contra-ataque armado e eficiente, o Brusque levou a melhor também no quarto set, vencendo por 25 a 19, a maior vantagem da partida.
Tie-break vencido no detalhe
No tie-break, a tensão dominava os dois times. A disputa acirrada e o nervosismo do duelo pelo título do 1º torneio pareciam ter tomado conta das jogadoras de ambas as equipes.
Passes de graça, ataques colocados e um ótimo posicionamento de quadra fizeram com que a bola tocasse poucas vezes o chão e a partida continuasse equilibrada até a metade do set curto. Foi então, ao abrir uma vantagem de 3 pontos, que o Osasco sentiu a segurança de arriscar.
Elizângela manteve a força do saque e dificultou a devolução do Brusque, e o último ponto que deu a vitória ao time paulista foi justamente em um bloqueio ao ataque de Érika, no qual o Osasco marcou 15 a 10 e barrou a animação do estreante, comemorando o título da 1ª fase.
Próxima fase em janeiro
O 2º torneio da Superliga Feminina 2007/2008 tem início no dia 10 de janeiro, onde Brusque e Osasco voltam a se enfrentar na Arena Multiuso, pela primeira rodada, às 19h30min.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.