| 01/12/2007 09h28min
O primeiro dia da final da Copa Davis não poderia ser melhor para os norte-americanos. Depois da fácil vitória de Andy Roddick sobre o russo Dmitri Tursunov por 6/4, 6/4 e 6/2, seu compatriota James Blake suou, mas bateu Mikhail Youzhny por 6/3, 7/6 (7-4), 6/7 (3-7) e 7/6 (7-3), e abriu 2 a 0 na série.
Com a vitória de Blake, os Estados Unidos precisam de apenas mais uma vitória em três confrontos para ficar com o título que não conquistam desde 1995, quando bateram a mesma Rússia com Pete Sampras e Jim Courier, ambos ex-líderes do ranking mundial, no time.
O 33º título dos EUA pode ser garantido já neste sábado, quando os irmãos Bob e Mike Bryan enfrentam Igor Andreev e Nikolay Davydenko, este poupado das partidas de simples. O duelo está programado para começar às 18h30min (de Brasília) e a dupla norte-americana tem um retrospecto altamente favorável.
Líderes do ranking mundial, eles só perderam um dos 13 duelos que tiveram na Copa Davis desde 2003. E nos últimos seis compromissos, os irmãos Bryan cederam apenas um set aos adversários.
Mesmo se os norte-americanos forem derrotados, a equipe terá mais duas chances para fechar o duelo no domingo. Roddick enfrentará Youzhny e, se precisar, Blake define o título diante de Andreev.
No jogo contra Youzhny, Blake começou bem atacando sempre o rival com uma empolgada torcida vibrando com cada ponto seu. Sacando melhor, o norte-americano praticamente não foi ameaçado na primeira parcial e, como conseguiu quebrar o serviço do rival e abrir 4 a 1, apenas administrou para comemorar o triunfo no primeiro set após uma bola fora do russo.
Na segunda parcial, Youzhny equilibrou a partida. Mesmo sacando pior, o russo compensava a falta de potência de seu serviço com uma boa colocação em quadra, que lhe rendeu pontos como uma bela paralela de esquerda para conseguir um break point, convertido logo após para devolver no sexto game uma quebra recém-sofrida.
Como o equilíbrio persistiu até o final, o set foi para o tie-break, quando Youzhny errou bolas fáceis. Como Blake também não fazia um bom jogo naquele momento, o norte-americano tratou de errar menos e vencer por 7 a 4.
Foi na terceira parcial que o norte-americano viu crescer o 14º melhor tenista do mundo, que venceu o norte-americano no único confronto entre os dois em Copas Davis, em 2006, quando Youzhny fez 3 sets a 1 (7/5, 1/6, 6/1 e 7/5). Logo no quinto game, o russo quebrou o serviço de Blake e, com um ace, abriu 4 a 2 no terceiro set.
Mas o russo botou tudo a perder no décimo game, quando sacava para vencer a parcial. Com três erros, ele praticamente entregou o game e permitiu o empate. Como os dois confirmaram os saques em seguida, a decisão foi novamente para o tie-break, mas agora Yozhny prevaleceu e marcou 7 a 3.
No quarto set, porém, o tenista da casa melhorou em quadra e passou a errar menos. Youzhny conseguiu manter os seus serviços até o nono game, quando foi superado por dois grandes pontos de Blake e teve o saque quebrado. Na seqüência, porém, o norte-americano vacilou, errou quatro bolas e permitiu nova igualdade. A redenção só viria no terceiro tie-break da partida, quando o local se impôs e ganhou por 7 a 3.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.