| 23/07/2007 14h46min
A cidade de Itacaré, no litoral sul da Bahia, volta a se transformar na capital mundial do surfe feminino com as maiores estrelas do esporte nos dias 16 a 27 de agosto. Serão disputadas as etapas do WQS e WCT no Billabong Girls Pro Itacaré.
O WQS do Billabong Girls Pro Itacaré vai rolar nos dias 16 a 19 de agosto e vale como a 12ª das 16 etapas do WQS Feminino de 2007. Este é o último evento importante na corrida pelas seis vagas que vão completar a elite mundial do WCT no ano que vem, antes da grande final da temporada no Havaí.
Estarão em jogo 20 mil dólares em prêmios na única prova brasileira e sul-americana da divisão de acesso para o ASP Women’s World Tour – WCT. A vencedora recebe 1.500 pontos no ranking do WQS.
No ano passado, a cearense Tita Tavares festejou o título da etapa do WQS e recebeu um convite especial para também disputar o Billabong Girls Pro Itacaré WCT.
O Billabong Girls Pro Itacaré WCT começa um dia depois do término do WQS, 20 de agosto, nas mesmas ondas da Praia da Tiririca. Esta será a terceira das sete etapas da temporada 2007.
Duas surfistas australianas chegam ao Brasil dividindo a liderança do ranking: a ex-campeã mundial Chelsea Hedges e a novata Stephanie Gilmore. A disputa é acirrada.
A peruana Sofia Mulanovich assumiu a terceira posição com o vice-campeonato na última prova australiana, o Rip Curl Pro de Bells Beach. Em seguida, com apenas 36 pontos de diferença, vem a heptacampeã mundial Layne Beachley dividindo o quarto lugar com mais três surfistas, entre elas a brasileira Silvana Lima.
Apenas duas brasileiras estão no seleto grupo das 17 surfistas que participam da divisão de elite do surfe feminino, a catarinense Jacqueline Silva e a cearense Silvana Lima, que mora na Austrália e é uma das componentes do forte time da Billabong.
Jacqueline Silva é a única que aparece entre as seis que se classificam pelo ranking de acesso. Ela só disputou três provas, venceu o único 6 estrelas do ano, ficou em segundo na final com Silvana Lima também na Austrália e foi até as quartas-de-final na África do Sul, apresentando um incrível índice de 83,7% de aproveitamento.
Silvana Lima chega ao Brasil dividindo o quarto lugar no ranking do WCT com três australianas, a defensora do título do Billabong Girls Pro Itacaré, Layne Beachley, Rebecca Woods e Samantha Cornish. Cada uma tem um terceiro e um nono lugar nas duas primeiras etapas do ASP Women’s World Tour – WCT 2007 – realizadas na Austrália.
Registrando só três etapas como a catarinense, Silvana conquistou 77,8% dos pontos disputados. Ela ganhou um 4 estrelas na “perna australiana”, no entanto tem um terceiro lugar na prova com nível 2 estrelas de 500 pontos. A atleta sentiu uma contusão e, para não prejudicar seu desempenho no Brasil, preferiu não ir para o 5 estrelas da África do Sul.
A cearense está confirmando sua permanência na elite mundial com o quarto lugar no WCT e caiu para 12a no WQS, que está indicando até a 11a colocada, a australiana Sheridan Shields. Isso porque a líder e mais cinco surfistas já aparecem entre as dez que são mantidas nas top-16, liberando a vaga na divisão de acesso.
Cearense Tita Tavares foi a campeã da etapa do WQS do Billabong Girls Pro Itacaré 2006
Foto:
Reprodução
/
BILLABONG GIRLS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.