| 19/07/2007 08h20min
Oitavo dia de competições dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, a quinta-feira promete ser agitada para torcida brasileira. Além de acompanhar a decisão das meninas do vôlei, o país estará presente no primeiro dia de competições do judô.
A modalidade terá apenas quatro dias de disputas, mas em todos haverá finais. Já nesta quinta, as categorias pesado masculino (mais de 100 kg) e feminino (mais de 78 kg) definem os primeiros medalhistas da modalidade. As chances do Brasil estarão nos quimonos de Priscila Marques e João Gabriel Schiliter.
As lutas acontecerão todas entre as 10h e as 14h30min, o que dará tempo para a torcida carioca acompanhar a final feminina do vôlei. Favoritas, as brasileiras medem forças a partir das 15h contra as sempre perigosas cubanas, em confronto que pode valer a quarta medalha de ouro do Brasil no vôlei feminino em Pan-americanos.
Ainda sem saber que as cubanas seriam as adversárias, o técnico José Roberto Guimarães já alertava quanto aos perigos da possível final.
– Cuba é um time que saca e ataca muito bem. Precisamos ter um bom desempenho na recepção para conseguirmos vencer. As cubanas jogam de maneira agressiva e, por isso, devemos sacar bem, dificultando a recepção delas – afirmou o treinador nesta quarta.
O vôlei também terá um dia decisivo fora do ginásio do Maracanãzinho, nas areias. Na chave feminina, Larissa e Juliana tentam uma vaga nas semifinais enfrentando as uruguaias Karina Cardozo e Mariana Guerrero às 22h. Entre os homens, ainda pela primeira fase, Ricardo e Emanuel entram na arena às 9h para encarar os costarriquenhos Jonathan Guevara e Marcelo Araya.
Natação
Na natação, que está se acostumando a ouvir o hino do Brasil nas premiações, a quinta decidirá mais quatro pódios. É a chance de ver Fabíola Molina (100m costas), Tatiane Sakemi (100m peito), Lucas Salatta e Thiago Pereira (200m costas) brigando por medalhas. O Brasil ainda disputa a final do revezamento 4x100m livre, ao lado de países como Canadá, EUA e Bahamas. Vale lembrar que Pereira busca seu terceiro ouro.
Tênis e outros esportes
No tênis, é dia de ver Joana Cortez e Jenifer Widjaja voltando à quadra do Marapendi para a segunda rodada da chave feminina de simples, em partidas contra as argentinas Jorgelina Cravero e Betina Jozami, respectivamente. Além disso, algumas das principais favoritas, como Milagros Sequera, Kristina Brandi, Rossana de los Ríos e Aleksandra Wozniak também jogam.
Sem o Brasil, também será dia das últimas finais do badminton. Dominada por canadenses e norte-americanos, a modalidade coloca os dois países frente a frente nas decisões individuais masculina e feminina, além da de duplas mistas. No beisebol, EUA e Cuba disputam o ouro, com México e Nicarágua brigando pelo bronze.
Outra modalidade que se despede do Pan é o ciclismo de pista, que faz suas últimas quatro finais de medalha. Dominadas por colombianos e venezuelanos, as disputas acontecem a partir das 13h e decidirão quem ocupará o pódio nas provas de velocidade por equipe, madison, keirin (masculinas) e corrida por pontos (feminina).
Quatro decisões também fecham a disputa do remo, que entrega a medalha de ouro no skiff quádruplo masculino e feminino, no quatro sem masculino e no oito com peso leve masculino. O Brasil está em todas as finais e tenta faturar o primeiro ouro desde 1987.
Por fim, será dia de se despedir das competições de squash e de acompanhar algumas decisões. Caso de tiro esportivo (três medalhas em jogo), pólo aquático, handebol (semifinais femininas em ambas) e esgrima (ouro no sabre feminino). No hóquei sobre grama, as meninas do Brasil tentam evitar um vexame contra o Uruguai.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.