| 16/06/2006 17h06min
O situação do atacante Ronaldo continua sendo o assunto mais comentado na Seleção Brasileira. Depois de não fazer uma boa apresentação na estréia contra a Croácia, na última terça, o jogador reclamou ao departamento médico do Brasil que estava se sentindo tonto e por isto foi levado a um hospital para realizar uma bateria de exames para tentar achar a causa deste mal-estar. Mas afinal, o problema de Ronaldo é apenas físico ou existe uma ligação com os problemas emocionais que quase o impediram de disputar uma final de Copa do Mundo em 1998.
O clicRBS realizou nesta sexta entrevistas com especialistas nas duas áreas. Para falar sobre a parte física foi convidado o preparador físico do Inter Elio Carraveta, colega de Paulo Paixão, preparador da Seleção, e profundo conhecedor do metabolismo de um atleta deste nível. Sobre o lado psicológico, quem falou foi Benno Becker Jr, membro da Sociedade Internacional de Psicologia no Esporte.
Confira as entrevistas na íntegra:
Elio Carraveta
Pergunta: Você tem conversado com o preparador físico da Seleção e também do Inter, Paulo Paixão, sobre a situação de Ronaldo? O que você acha, o Fenômeno conseguirá recuperar sua melhor forma física ainda durante a Copa?
Elio Carravetta: Conversei com o Paulo Paixão, outro assuntos. Uma vez que, por ética o Paulo não iria comentar assuntos internos da seleção. Acredito pela historia do Ronaldo, três vezes melhor jogador do mundo, o jogador com o melhor retrospecto na competição e com a sua magnífica genialidade vai dar resultado
Pergunta: Que tipo de trabalho os profissionais da preparação física utilizam para colocar um jogador em forma o mais rápido possível para um torneio de tiro-curto como a Copa do Mundo?
Elio Carravetta: Os preparadores físicos otimizam os componentes motores e equilibram os pontos
fracos, respeitando as individualidades. A equipe técnica da seleção brasileira é
constituida de profissionais com elevada competência e muita experiência.
Pergunta de internauta: Gostaria de saber se o Sr. Carraveta não acha que o Ronaldo parece estar constantemente se poupando, seja em treinos, seja na estréia do Brasil. Várias vezes a bola passou perto dele e pareceu que ele não quis dar uma arrancada.
Elio Carravetta: Não acredito que um jogador com a qualidade do Ronaldo possa estar se poupando. Provavelmente não estava em um momento bom durante o jogo. As origens são as mais diversas.
Pergunta: O problema de Ronaldo não pode ser de depressão, ansiedade ou alguma outra doença psiquiátrica? Você tem conhecimento se ele já passou por avaliação psiquiátrica?
Elio Carravetta: O desempenho de um futebolista é resultado da somatória de uma série de variáveis, metabólicas, psicológicas, cognitivas, físicas,
técnicas, táticas, afetivas e outras. Não acredito que uma em uma unica causa.
Pergunta: Perder peso seria a solução para Ronaldo ou pelo que você observa a falta de ritmo de jogo é o que mais o prejudica?
Elio Carravetta: Pelas imagens parece que o jogador está acima do peso. Mas muitas vezes as imagens não representam as verdadeiras medidas corporais. As formas do Ronaldo sempre foram arredondadas e a comissão técnica concedeu condições de jogo para o jogador. Não acredito que para esta competição a perda de peso neste momento é a solução. O processo de adaptação para o Ronaldo deve ser um processo continuado, provavelmente ele melhorará a performance no decorrer da competição.
Pergunta de internauta: Um jogador de futebol apenas com motivação consegue superar deficiências técnicas e físicas?
Elio Carravetta: Acredito que a motivação é um componente muito importante para a realização de qualquer atividade. Mas somente a motivação
não é suficiente
Pergunta: No caso de Ronaldo,
o mais indicado é coloca-lo pra jogar e ganhar confiança ou poupa-lo de um desgaste físico maior?
Elio Carravetta: Pela sua genialidade o mais indicado é coloca-lo gradativamente para jogar.
Pergunta de internauta: Como você está vendo a forma do Ronaldo jogar?
Elio Carravetta: Assisti um jogo e não gostei.
Pergunta de internauta: O Falcão disse que o Ronaldo deveria ter se dedicado uns 20, 30 minutos, ao máximo, e depois pedisse para sair. Isso não pode acarretar uma lesão muscular, por exemplo?
Elio Carravetta: O risco de lesão sempre vai existir. Jogadores com um nível baixo de performance são mais suscetíveis a lesão
Pergunta de internauta: Você acha que tá na hora do Parreira dar uma chance para o Robinho??
Elio
Carravetta: Acredito que o Parreira já deu a chance para o Robinho.
Pergunta: Os jogadores da Seleção
Brasileira tiveram duas noites de folga até o momento na Alemanha. Nestas duas oportunidades, Ronaldo foi curtir em boates e em uma das vezes foi flagrado bebendo champagne. Tudo bem que os jogadores têm total liberdade em seus períodos de folga, mas o senhor não acha que ele não está realmente focado na missão de se recuperar fisicamente para a disputa da Copa?
Elio Carravetta: O autocontrole e a disciplina são essenciais em qualquer atividade. No esporte o pensamento direcionado para a competição é a chave do sucesso.
Pergunta: Vocês no Inter estão torcendo para o Equador seguir adiante na Copa do Mundo para que os jogadores que pertencem ao LDU não tenham tempo suficiente para uma boa recuperação antes do confronto decisivo contra o Inter, pelas quartas-de-final da Libertadores, ou uma eliminação nas fases iniciais diminuiria a moral dos atletas beneficiando o Colorado?
Elio
Carravetta: Particularmente quero que o Equador dispute o maior
numero de jogos na competição. O Inter vai enfrentar um grande adversário em qualquer situação.
Benno Becker Junior
Pergunta: Na sua opinião, a psicologia consegue explicar grande parte dos problemas vividos por Ronaldo nesta Copa?
Benno Becker Junior: Alguns certamente sim. Recordem a final contra a França, nao há semelhança? A pressão psicológica interna se converte em sintomas físicos em alguns atletas. E o Ronaldo funciona assim! Outros jogadores pagam na área cognitiva. Ficam depressivos! Não adianta motivar quem não precisa! O Ronaldo não devem pressiona-lo, mas falar.
Pergunta: Há alguma relação nessa aparente "apatia" de Ronaldo em campo com alguma coisa fora das quatro linhas, como por exemplo o fato de estar longe da namorada Raica ? Fato semelhante teria ocorrido no Mundial de 1998, quando ele namorava a Suzana
Werner.
Benno Becker Junior: Ha mas não igual. Naquele tempo houve
algo pior. Todos contavam sua versão e gozavam com Ronaldo, inclusive seus colegas. O fator físico neste momento não é o pior, pois com o mesmo corpo ele foi bem no mundial 2002. Felipão soube falar com ele.
Pergunta de internauta: Dr. Benno, e o Parreira não conhece bem seus pupilos?
Benno Becker Junior: Conhece! É um excelente treinador. Mas não há psicólogo na equipe. Ha um motivador engenheiro! Nisto o Parreira errou, levando seu amigo engenheiro.
Pergunta: Como você acha que Parreira deveria agir neste caso. Colocar ele em campo para dar moral, ou preserva-lo até adquirir sua melhor forma física?
Benno Becker Junior: Volto a dizer que não é forma física. Agora, se ele falar com o Ronaldo, olho no olho, poderá decidir. Parreira não pode queimar Ronaldo! Pode iniciar com ele e se sentir que esta engessado, trocar por
Robinho.
Pergunta: A forte badalação em cima da sua vida pessoal não
acaba prejudicando Ronaldo? Por ser um astro do futebol mundial, o normal não seria que ele já estivesse acostumado com a pressão?
Benno Becker Junior: O Ronaldo ja deveria reagir bem a pressão. Mas alguns atletas não aprendem nunca!
Pergunta: O fato dele ter sido flagrado nas duas noites de folga que a Seleção teve na Alemanha curtindo em boates, não significa que ele não está completamente focado na conquista do Mundial?
Benno Becker Junior: É a primeira vez que há este tratamento mais aberto para uma seleção. Há, entretanto a necessidade de responsabilidade! O tema de sexo livre, proposto pelo Parreira é uma inovação mas nunca foi provado. É a primeira vez na seleção.
Pergunta de internauta: E daí?Não acham que estamos perdendo tempo com Ronaldo?Quando irão tomar uma atitude adequada?
Benno Becker
Junior: A atitude não pode ser exclusiva. Atitudes como do Ronaldo podem servir para atrair a
atenção da mídia e de todos. Enquanto isso outros como o Ronaldinho e outros craques ficam em segundo plano.
Pergunta: Professor, como é que funciona a tão falada concentração pré-jogo nestes tempos de telefone celular e internet. Qual a diferença da concentração de hoje com a do passado? Será que os jogadores conseguem mesmo ficarem completamente focados na Copa do Mundo?
Benno Becker Junior: O celular hoje torna o jogador vulnerável, sim. É só saber o numero e entra-se em contato. A família e os íntimos tem entrada livre. Isso prejudica, principalmente aos mais sensíveis.
Pergunta: O clima de favoritismo influencia, mesmo de forma inconsciente, no desempenho do jogador dentro das quatro linhas?
Benno Becker Junior: Este favoritismo também é a primeira vez. Nas outras vezes chegamos a Copa com baixa autoestima e viramos o jogo.
Agora chegamos por cima e ainda nao conseguimos mostrar nada.
Pergunta
de internauta: Você não acha que o estrelismo, a fama, o dinheiro, estão mexendo com a cabeça de jogadores como Ronaldo???????
Benno Becker Junior: Não acho que a fama e dinheiro tem a ver com o Ronaldo neste episodio. É algo mais profundo, Não é consciente, é inconsciente.
Pergunta: O Ronaldo já foi escolhido o melhor jogador do mundo e está em sua terceira Copa do Mundo. Por já ter atingido estes objetivos, almejados por todos os jogadores de futebol, ele não pode estar com dificuldades para se motivar? E, se sim, como se motiva um atleta nesta circunstância?
Benno Becker Junior: O que falta é preparar-se psicologicamente ANTES de ir para a Copa, para evitar estas situações cruciais que põe em risco a nossa equipe num campeonato tão importante. Ele não esta pouco motivado. Estão tentando vencer um problema emocional dele fazendo pressão demais para
motiva-lo
Pergunta de internauta: A mídia está fazendo
duras críticas ao Ronaldo, sem lagar do pé dele. O que deve ser feito para ele reverter essa situação?????
Benno Becker Junior: A mídia está fazendo seu papel. Ele também reage mal as avaliações da imprensa quando esta o critica. Mas fica muito feliz quando o chamam de fenômeno!
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.