| 18/10/2007 10h18min
A tradição brasileira no futebol, com cinco conquistas da Copa do Mundo, coloca o País em patamares bem superiores aos do Equador, que comemora a simples presença em dois Mundiais. Mesmo assim, o tom da imprensa equatoriana após a goleada por 5 a 0 sofrida frente ao Brasil desta quarta-feira foi de humilhação.
Além das críticas ao time nacional, a imprensa do Equador também tratou de exaltar o brasileiro Kaká, autor de dois gols na vitória no Maracanã e favorito para conquistar o título de melhor jogador do mundo, que será anunciado pela Fifa em dezembro. A manchete que mais demonstra este sentimento é do Diario Extra: “Nós fizemos ‘kaka’”.
Na mesma linha, seguiu o El Universo, com o título “Brasil, com pouco, humilhou o Equador”, destacando “um festival de gols na terra do carnaval. Kaká, que marcou em duas oportunidades, foi a figura da partida”.
As manchetes “Brasil humilha cinco vezes o Equador”, do Hoy, “Vergonha no Maracanã”, do El Comercio, também demonstram indignação.
Mais do que o elástico placar dos pentacampeões do mundo, a principal crítica dos jornais é em relação à posição ocupada pela seleção nas Eliminatórias Sul-americana para a Copa de 2010 – é a última colocada, principalmente devido à derrota por 1 a 0 sofrida frente à Venezuela, em Quito, no último sábado. Este sentimento é deflagrado pelo La Hora, que culpa o técnico Luiz Fernando Suárez: “Brasil goleou um Equador que Suárez não soube escalar”.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.