| 17/10/2007 23h50min
O Brasil aplicou uma goleada de 5 a 0 no Equador na noite desta quarta no Maracanã, pelas Eliminatórias à Copa do Mundo de 2010. Os gols foram de Vágner Love, Ronaldinho, Kaká (2) e Elano. Com o resultado, o Brasil fica em segundo na chave única, com quatro pontos, na frente do Paraguai pelo saldo de gols. A primeira posição é da Argentina, o único time que venceu os dois jogos que disputou.
O Brasil entrou em campo com dificuldades. Como os equatorianos se fechavam no campo de defesa, a Seleção tinha problemas para avançar trocando passes. Ronaldinho e Kaká não partiam para cima da defesa adversária, apenas distribuíam bolas para os companheiros e faziam lançamentos. Assim, Robinho pouco fez, mas sempre levou perigo nas raras oportunidades em que tinha a bola nós pés.
Na primeira vez que a Seleção foi ao ataque, em vez de sem apelar para ligações diretas, Kaká, Vágner Love e Robinho levaram a torcida carioca ao delírio. Os três fizeram bonita tabela na meia-lua da grande área equatoriana, mas acabaram sendo desarmados. Mesmo assim, a torcida passou a empurrar o Brasil.
No embalo dos quase 80 mil espectadores, aos 19 minutos, o lateral-direito Maicon avançou pela direita deixando dois adversários para trás e cruzou rasteiro. A bola passou na entrada da área, onde estava Vágner Love, que deu um carrinho para abrir o marcador e fazer explodir a torcida no Rio de Janeiro.
Depois do gol, a Seleção não mudou a forma de jogar. Continuou abusando dos lançamentos, e assustou os equatorianos novamente apenas em uma cobrança de falta de Ronaldinho. O time visitante foi à frente, também apostando em passes longos para o atacante Benítez. Aos 41 minutos, o centroavante equatoriano disputava a bola com Gilberto, que toca a mão na bola. O árbitro uruguaio Jorge Larrionda nada assinalou.
O Equador voltou para o segundo tempo com o atacante Carlos Tenório no lugar do volante Quiróz. A alteração deu mais espaços à Seleção, mas também fez com que os equatorianos assustassem em alguns momentos. O jogo ficou equilibrado. De um lado, Tenório e Benítez criavam chances. Mas do outro, havia Kaká, Ronaldinho e Robinho. Ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, o trio se sentiu mais à vontade para avançar para o ataque e usar habilidade para levar a torcida ao delírio.
O jogo estava equilibrado até os 26 minutos. Despretensiosamente, Kaká chutou rasteiro de fora da área. O goleiro Viteri estava posicionado para fazer uma defesa tranqüila, mas a bola desviou em Ronaldinho e o arqueiro apenas viu ela entrar devagarzinho no fundo do gol. A partir daí, o Equador foi se entregando à qualidade brasileira, e os gols foram saindo.
O meia do Milan foi às redes cinco minutos depois. E com categoria: mandou a bola no ângulo direito após pegar um rebote. Outros seis minutos mais tarde, um lance levou o Maracanã ao delírio. No flanco esquerdo, Robinho estava sendo pressionado por De La Cruz. Com pouco espaço, ele aplicou um bonito drible e cruzou para a área. Depois de a bola bater em um outro defensor, Elano chutou para fazer 3 a 0.
O último gol da Seleção foi uma falha do goleiro Viteri. Kaká chutou de fora da área, o goleiro chegou a tocar na bola mas deixou que entrasse. A partir daí, foi só festa no Maracanã, até o apito final.
FELIPE TRUDAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.