| 26/09/2007 21h26min
A Seleção Brasileira tenta a inédita vaga na decisão da Copa do Mundo feminina de futebol nesta quinta-feira, às 9h (de Brasília), quando enfrenta os Estados Unidos, equipe favorita ao título, no Estádio do Dragão, em Hangzhou, na China. O clicRBS fará o acompanhamento da partida minuto a minuto.
Nas quartas-de-final as brasileiras penaram para eliminar a Austrália por 3 a 2, enquanto as norte-americanas passaram sem maiores sustos pela Inglaterra, 3 a 0. Quem se classificar vai encarar a Alemanha na grande final.
As norte-americanas conquistaram o título mundial na edição de 1991, enquanto o Brasil obteve a sua melhor colocação na história da competição em 1999, terminando na terceira colocação. As duas equipes se enfrentaram recentemente na decisão dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, quando as brasileiras golearam no Maracanã na decisão por 5 a 0. No entanto, a partida não serve muito de parâmetro, pois na ocasião os Estados Unidos escalaram um time recheado de reservas.
Para a melhor jogadora do mundo, Marta, o Brasil deve aproveitar as oportunidades de gol, pois ela acredita que as chances para finalizar serão raras.
– Vamos precisar ter muito cuidado na defesa e não deixar passar as oportunidades de gol, pois o setor defensivo de nossa adversária é muito sólido - analisou Marta.
Para este jogo, o técnico brasileiro Barcellos não tem problemas e vai repetir a formação que superou a Austrália:
Pelo lado dos Estados Unidos, o técnico Greg Ryan adotou a postura de elogiar muito a adversária, que conheceu em um amistoso realizado há três meses, em Nova York, que terminou com vitória norte-americana por 2 a 0.
– Sei que este Brasil, que naquele amistoso não teve a Marta, é uma equipe que joga bem. As meninas brasileiras recordam os estilos de atletas famosos, como Ronaldinho, Rivaldo e Kaká. Jogam com talento, marcam golaços, driblando defensoras, tocam de calcanhar e fazem controles com a bola, pedalando e enganando adversárias – afirmou o treinador.
A seleção dos Estados Unidos ainda não foi confirmada oficialmente, o que só deverá acontecer minutos antes do confronto. Titular nas quatro partidas do time até aqui, a goleira Hope Solo dará lugar a veterana Briana Scurry. Segundo Greg Ryan, a mudança acontece porque Scurry está invicta contra as brasileiras e sabe bem como parar o rápido ataque das adversárias da semi.
- A maneira como as brasileiras jogam em termos de criação de jogadas com rapidez exige reações muito rápidas das goleiras. Eu acho que Bri é a melhor goleira do mundo para este tipo de situação - explicou o treinador.
Scurry é uma das principais destaques da seleção dos EUA e atuou nas duas últimas partidas contra o Brasil, saindo com a vitória em ambas as ocasiões: 2 a 1 na final das Olimpíadas de Atenas, em 2004, e 2 a 0 em amistoso disputado em Nova York, há cerca de três meses.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.