| 08/03/2004 18h40min
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, pediu nesta segunda, dia 8, a Israel que tome mais cuidado para evitar baixas entre civis nos territórios palestinos, depois que tropas israelenses mataram três meninos em dois campos de refugiados da Faixa de Gaza.
– O secretário-geral deplora profundamente as ofensivas militares israelenses que tiveram lugar ontem em uma área densamente populosa da Faixa de Gaza, em que pelo menos 14 palestinos morreram e dúzias ficaram feridos. Os mortos incluem várias crianças – disse o porta-voz da ONU, Fred Eckhard.
– (Annan) pede ao governo de Israel que cumpra suas obrigações sob o direito humanitário internacional para evitar baixas civis e que desista do uso da força desproporcional em áreas densamente povoadas – disse o porta-voz.
A Faixa de Gaza testemunha uma escalada de violência desde o mês passado, quando o primeiro-ministro Ariel Sharon anunciou um plano unilateral para desativar assentamentos judaicos caso o plano de paz norte-americano fracasse. Tal anúncio desagradou aos palestinos, que temem que Israel anexe parte do território que reivindicam.
Dezenas de blindados participaram da ação de domingo nos campos de refugiados de Bureij e Nusseirat, no centro da Faixa de Gaza. Essas ações aconteceram um dia depois de seis palestinos serem mortos durante um frustrado ataque de militantes em um falso jipe militar israelense no posto fronteiriço de Erez.
Os grupos Hamas, Jihad Islâmica e Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa assumiram a responsabilidade conjunta pelo ataque, o terceiro em Erez desde o começo do ano.
Segundo seu porta-voz, Annan "deplora profundamente a ação cruel dos extremistas palestinos" no posto fronteiriço, freqüentado diariamente por funcionários da ONU e por centenas de palestinos que entram em saem de Israel.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.