Notícias

 | 01/03/2004 16h40min

Chile envia tropas ao Haiti, Brasil ainda estuda possibilidade

Conselho de Segurança da ONU aprovou o envio de força multinacional ao país

O Chile decidiu nesta segunda, dia 1º de março, enviar soldados ao Haiti como parte da força multinacional que tentará ajudar a manter a ordem no país após a renúncia do presidente Jean-Bertrand Aristide. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, no domingo à noite, uma resolução que autoriza o envio de uma força multinacional ao Haiti.
O presidente chileno, Ricardo Lagos, anunciou que cerca de 270 militares, o maior contingente enviado pelo país a uma missão de paz, vão se unir às tropas dos Estados Unidos e da França que já estão no Haiti. O Chile, assim como o Brasil, é um membro não-permanente do Conselho de Segurança.

– Ainda está sendo estudada a forma como o Brasil pode participar desta força – disse um assessor do Itamaraty nesta segunda.

De acordo com ele, no caso de um envio de tropas militares, o governo deve pedir autorização ao Congresso Nacional – o que não seria necessário no caso de auxílio humanitário ou de mobilização de policiais e equipamentos militares.

O governo chileno enviará imediatamente 120 militares das forças especiais e, depois, mandará outros 100, além de 50 policiais para trabalhos de apoio, como transporte, saúde, comunicações, engenharia e relações com as forças civis. A força multinacional autorizada pela ONU tem um mandato inicial de três meses para restabelecer a ordem no Haiti e assegurar uma transição política pacífica.

Com informações da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.