| hmin
Os Estados Unidos articulavam nesta segunda, dia 1°, a criação de um "conselho de anciãos" para governar o Haiti interinamente, organizar eleições antecipadas e desarmar os rebeldes depois que o presidente Jean-Bertrand Aristide deixou o país.
– Haverá uma comissão formada pela oposição, o governo e a comunidade internacional, que criará um tipo de "conselho de anciões" – disse um funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos que preferiu não ser identificado.
Washington quer que o chefe da Justiça haitiana, Boniface Alexandre, que está no lugar de Aristide, trabalhe com o primeiro-ministro do país, Yvon Neptune, e provavelmente um representante do Caricom, bloco que reúne os países do Caribe, para formar um conselho.
Os EUA – que enviaram fuzileiros navais ao país horas depois de garantir o vôo de Aristide à República Centro-Africana – também querem "tirar os rebeldes da equação'', reagrupando a polícia que foi derrotada na metade do país.
O funcionário disse ainda que os marines também trabalhariam para desarmar os rebeldes. Apesar de ajudar na saída de Aristide do país, Washington não está se esforçando muito diplomaticamente para buscar um país que ofereça asilo ao ex-dirigente.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.