| hmin
O administrador do Iraque escolhido pelos Estados Unidos, Paul Bremer viaja esta semana a Washington e a Nova York para consultas na Casa Branca e uma reunião na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Bremer deve se reunir na sexta, dia 16, com o presidente norte-americano, George W. Bush, e com a conselheira de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, e o secretário de Estado, Colin Powell. Eles devem discutir a complicada transição para um governo iraquiano no meio deste ano.
Os EUA estão repensando como esse novo governo será escolhido, já que o mais importante clérigo xiita do Iraque pediu que fossem celebradas eleições diretas – que poderiam favorecer a maioria xiita.
Na segunda, dia 19, uma delegação do Conselho de Governo do Iraque e da Autoridade Provisória da Coalizão reúne-se com o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para definir o papel das Nações Unidas no país no ano que vem. A presença de Bremer é importante para tentar convencer Annan a enviar uma equipe internacional da ONU para o Iraque. A ONU retirou sua equipe do país depois dos dois atentados na sede da organização em Bagdá.
Os EUA e o Conselho de Governo do Iraque definiram em setembro do ano passado um calendário para a transição. Uma convenção regional deve escolher uma assembléia provisória no fim de maio, que, por sua vez, elegerá um governo de transição no dia 30 de junho. Uma nova Constituição estaria pronta em março de 2005 e, em dezembro do mesmo ano, seriam realizadas eleições para um governo permanente.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.