Notícias

 |  hmin

Hugo Chávez se diz mais tranqüilo após posse de Mesa na Bolívia

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, saudou neste sábado, dia 18, a posse de Carlos Mesa como novo presidente da Bolívia, depois da renúncia de seu antecessor, provocada pelo que Chávez chamou de "rebelião dos pobres''.

Durante um ato com reservistas militares, o presidente venezuelano lamentou a violência das últimas semanas na Bolívia, que deixou 74 mortos e mais de 200 feridos.

– Nós nos sentimos mais tranqüilos pelo desenlace que tiveram, dentro da Constituição, os tristes acontecimentos que sacudiram a Bolívia nas últimas semanas (...), uma tragédia que marcará aquele povo durante muitos anos – afirmou Chávez, que manifestou apoio a Mesa, a quem disse ter conhecido recentemente.

– Estamos aferrados à ordem da Bolívia, à ordem do povo boliviano e de seu governo para cooperar, para ajudar com tudo o que pudermos na recuperação social e econômica daquele povo irmão, filho da espada de Bolívar (herói nacional de ambos os países).

Chávez comparou os acontecimentos da Bolívia com a revolta popular de 1989 na Venezuela. Ele se referiu a ambos como "uma rebelião dos pobres, uma rebelião dos condenados que ninguém condenou e dos que têm direitos ancestrais.''  O presidente venezuelano rejeitou as especulações de que teria influenciado na crise boliviana, devido a sua aberta simpatia pelo líder dos ''cocaleros'', o deputado indígena Evo Morales, um dos dirigentes do movimento que derrubou Gonzalo Sánchez de Lozada.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.