| 09/10/2010 08h11min
A dupla Gre-Nal está em fase de obras em seus estádios. Os arredores do Beira-Rio viraram canteiros de operações. Já a Arena do Grêmio está em momento inicial de construção. A partir desta semana, o clicEsportes publicará periodicamente o “Boletim dos Estádios”.
Modernização do Beira-Rio
Desde setembro, o Inter intensificou as obras de modernização do Beira-Rio. Os operários estão colocando estacas ao redor de todo o estádio. Serão esses pilares que servirão para sustentar a nova cobertura.
Cada pilar tem 15 metros de comprimento embaixo da terra. De acordo com o vice-presidente de patrimônio Emídio Ferreira serão 130 colunas.
– No nosso cronograma, queremos iniciar a cobertura no máximo até março. Vale lembrar que estamos fazendo obras em um estádio que recebe partidas. Se não tivessem jogos, teríamos maior agilidade na construção – conta o dirigente.
A direção colorada também está discutindo como será a reformulação das arquibancadas inferiores, mais próximas do gramado. Há a opção de fazer por cima da existente, ou construir tudo novo.
– A mesma estrutura que sustentará as arquibancadas será usada para a base das novas suítes. Essas obras iniciarão no período de férias, assim que terminarem os jogos no final do ano, já que há muita interferência para ser feita – explica o vice-presidente Pedro Affatato.
Na próxima quarta-feira, o Inter terá reunião com o LOC, Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, o braço da Fifa no Brasil. No encontro, serão abordadas questões como mudanças no projeto do Beira-Rio, além de garantias fiscais totais para a conclusão do estádio.
Arena do Grêmio
No último dia 20 de setembro, foi dada a largada para as obras da Arena do Grêmio, em evento no terreno do bairro Humaitá. Como ação simbólica, duas máquinas foram ligadas e começaram a trabalhar, encerrando a festa. Nesta sexta, passados 18 dias, o clicEsportes visitou o local por volta das 17h, véspera de feriadão, e o movimento estava fraco.
Segundo a assessoria de imprensa do empreendimento, diariamente os funcionários trabalham no terreno. Atualmente está sendo montado o canteiro de obras.
Recentemente, o presidente da Grêmio Empreendimentos, Adalberto Preis, declarou que, uma vez concedida a licença de instalação e dado o início das obras, não há mais como voltar atrás.
– O mais importante do início das obras foi o menos espetacular porque não é midiático. Não pode mais haver desistências – escreveu ele em seu Twitter.
Nesta sexta, Preis voltou a se manifestar, anunciando uma evolução nas obras.
– O início da transformação da "Arena de Papel" em "Arena de Concreto" se dá pela fixação de 2.000 estacas de 30m cada. Trabalho pouco visível – explicou.
Pichações
Nos tapumes que cercam o terreno da Arena, há manchas de tinta vermelha, cor do maior rival do Grêmio, o Inter, em várias partes.
Obras em andamento no Beira-Rio e na Arena
Foto:
Montagem sobre fotos de Tatiana Lopes e Diego Guichard
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.