Notícias

 | 29/09/2010 10h54min

Santa Catarina adere a greve nacional dos bancários

Agências de pelo menos cinco regiões estão fechadas

Atualizada às 21h51min

Os bancários estão em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na terça-feira, depois de assembleias realizadas em vários regiões do país.

Em Santa Catarina, a greve foi decidida depois de uma assembleia realizada na terça-feira, no Clube Doze de Agosto, em Florianópolis. Cerca de 500 bancários da iniciativa privada e pública participaram do evento.

A categoria não aceitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 4, 29% e optou pela paralisação. O serviço deve ser retomado só depois que a Fenaban apresentar nova possibilidade de acordo.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 11%, abertura de concurso público para os bancos públicos, mais contratações para as agências privadas, participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale-refeição, vale-alimentação, auxílio-creche, pisos maiores, auxílio-educação para todos, segurança contra assaltos e sequestros e melhores condições de trabalho.

De acordo com o secretário de formação política do sindicato dos bancários de Florianópolis e região, Artur Rafael Tempesta, a maioria das agências bancárias em Santa Catarina está com o atendimento suspenso nesta manhã.

O sindicato ainda não tem dados confirmados da adesão porque as atividades nas agências se iniciaram há, pelo menos, uma hora. As informações sobre o número de bancários que cruzaram os braços devem ser divulgadas nesta tarde.

No Estado, bancos de Criciúma, no Sul, Joaçaba, no Meio-Oeste, São Miguel D'Oeste, no Oeste, Itapema, no Litoral Norte, e Blumenau, no Vale do Itajaí, e Grande Florianópolis já informaram ao sindicato que interromperam as atividades.

Em Florianópolis, as agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão fechadas.

A concentração de bancários ocorre na Praça XV, na Capital.

Lotérias e terminais de autoatendimento

Quem precisa recorrer aos serviços bancários deve se planejar. A mobilização ainda não atingiu todos os servidores e, por isso, as agências que abrirem as portas devem ficar lotadas ao longo desta quarta-feira.

A dica é recorrer às lotéricas e terminais de autoatendimentos "autônomos", situados fora das agências bancárias, em shoppings e postos de combustíveis.

Os caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil, na Rua dos Ilhéus, em Florianópolis, funcionam normalmente.

DIÁRIO.COM.BR
Guto Kuerten / 

Cartazes anunciam a greve em Florianópolis
Foto:  Guto Kuerten


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

29/09/2010 10h54min
Santa Catarina adere a greve nacional dos bancários
28/09/2010 21h28min
Bancários entram em greve nesta quarta-feira na Grande Florianópolis
28/09/2010 17h23min
Bancários de Santa Catarina decidem nesta terça-feira se entram em greve
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.