| 25/09/2010 21h10min
Compartilhar
Há 41 dias, uma crise sem precedentes instalou-se na Ressacada. O que parecia uma chuva passageira virou tormenta, agravada após a vitória do Atlético-GO sobre o Grêmio Prudente, no último sábado, que deixou o Leão na 17ª colocação na tabela. Agora, a luta do Avaí é pela permanência na Primeira Divisão. Único representante de Santa Catarina na elite do Brasileiro, o Avaí precisa urgente encontrar forças para superar adversários e livrar-se da zona de rebaixamento.
>>> Acompanhe Avaí x Ceará Minuto a Minuto a partir das 18h30min
Os dirigentes apostam na recuperação do time e acreditam que ela terá início neste domingo, às 18h30min, diante do Ceará. Os preços dos ingressos para não-sócios foram reduzidos e a expectativa é a de que os avaianos compareçam em peso no estádio para fazer a equipe catapultar novamente na competição.
O desafio é grande e, para acabar com os problemas, Edson dos Santos receberá mais uma chance no comando do Leão. Já são 10 jogos sem vitória no Brasileiro. Por isso, vencer o Ceará é o único jeito de abrandar a situação. O técnico Antônio Lopes, que permaneceu no clube 75 dias e foi demitido na última segunda-feira por causa dos maus resultados, diagnosticou o dilema azurra na sua chegada:
— Meu objetivo aqui é livrar o Avaí da ameaça de rebaixamento. Depois podemos pensar em algo mais.
O Delegado estava certo e fez até mais do que se esperava nos primeiros jogos. Em sete partidas, obteve vitórias expressivas sobre São Paulo, Palmeiras e Corinthians e o Avaí saltou da 12ª para a terceira posição. A confiança era tamanha entre os torcedores que muitos passaram a sonhar alto, com a Libertadores da América. Cedo demais. Havia um longo caminho pela frente.
O Avaí entrou, então, na fase negra, aquela em que "nada dá certo". Pensou que se recuperaria logo, mas deparou-se com tropeços sucessivos e atletas machucados. Lopes não segurou a pressão e viu seu projeto ruir como um castelo de areia. Edson dos Santos, um dos seus auxiliares, saiu do anonimato para recuperar o Avaí. Na primeira tentativa, derrota por 3 a 0 para o Vitória. E neste domingo, na segunda chance? O Leão precisa somar 21 pontos em 14 partidas para acabar com o martírio.
— É a hora de termos convicção. Esse mesmo time já esteve desacreditado outras vezes e conseguiu dar a volta. O momento é de unirmos forças e tentarmos de todas as formas recuperar o Avaí — ressalta o empresário Luiz Alberto de Oliveira, parceiro do clube há três anos e quatro meses.
Ele sabe que o momento exige ações bem direcionadas. Qualquer equívoco pode ser fatal e isso nem ele nem o presidente João Nilson Zunino querem para o clube. Luiz Alberto diz que o torcedor não deve tomar por base apenas os resultados recentes para avaliar o mau momento. É preciso considerar que jogadores importantes, como o atacante Roberto, se machucaram e deixaram a equipe sem a mesma força. Roberto deve voltar à equipe neste domingo, recuperado de uma lesão no púbis. Quem sabe não esteja aí a solução.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ
Renan (Zé Carlos); Patric, Gabriel (Émerson Nunes), Emerson, Pará; Rodrigo Thiesen, Diogo Orlando, Rudnei, Jéferson; Valber (Robinho), Rafael Costa
Técnico: Edson dos Santos
CEARÁ
Michel Alves; Oziel, Heleno, Anderson, Ernandes; Michel, João Marcos, Careca, Geraldo; Wellington Amorim, Kempes
Técnico: Dimas Filgueiras
Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá (RJ), auxiliado por Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis
Horário: 18h30min
No ar: A CBN Diário transmite a partida ao vivo e o clicEsportes acompanha a partida pelo Minuto a Minuto.
Pelo Celular: Receba os gols do seu time, no caso o AVAÍ, pelo celular. Envie um torpedo com a palavra FUTEBOL para o número 46956. Você receberá no mínimo quatro mensagens por jogo — de início e de término do primeiro e do segundo tempo — além dos gols que eventualmente forem marcados. O serviço está disponível apenas para os usuários das operadoras Claro, Tim, Vivo e Oi em todo o Brasil. Clique e saiba mais sobre o serviço.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.