| 09/09/2010 23h05min
Nesta quinta-feira, o Botafogo levou a melhor sobre o Santos por 1 a 0 e abriu três pontos de distância na classificação após embate no Pacaembu. Com gol de Loco Abreu, o time carioca foi aos 34 pontos e agora ocupa a terceira posição do campeonato nacional. Já o Peixe ligou a luz amarela após a abertura do segundo turno, pois completou o segundo jogo seguido sem vitória.
No próximo domingo, o Alvinegro vai até o Castelão para enfrentar o Ceará. Por sua vez e no mesmo dia, o Fogão vai receber o São Paulo, no Engenhão.
O jogo
Diferentemente da formação tática utilizada nos últimos jogos, o técnico Joel Santana trocou o esquema 3-5-2 pelo 3-6-1 ao tirar Loco Abreu do time para permitir a entrada de Renato Cajá. Estratégia defensiva, que chamou o Santos ao ataque. Mandante do campo, o Peixe procurou dominar o confronto ao acionar o rápido sistema ofensivo formado por Neymar e Keirrison. Os minutos iniciais mostraram um alvinegro mais ligado do que o outro e isso quase modificou cedo o placar.
Aos cinco minutos, Jefferson apareceu em grande estilo pela primeira vez no confronto. Destaque para o goleiro, que parou Durval ao realizar uma defesa de extrema dificuldade. O zagueiro santista chutou cruzado da esquerda e lamentou muito o voo do arqueiro do Bota. Dez minutos depois, Keirrison tentou surpreender de fora da área, mas Jefferson estava atento e segurou a bola em dois tempos.
Parecia que o duelo seria totalmente do Santos, mas com o passar do tempo o Botafogo conseguiu segurar o ímpeto do adversário e manteve a disputa no meio. Ainda assim os Meninos da Vila procuravam os espaços restantes e davam trabalho para a defesa do Bota. Keirrison e Danilo arriscaram de longe aos 26 e 27 minutos, mas não pegaram bem. A reação na posse do Bota deu-se principalmente com o maior avanço dos zagueiro Antônio Carlos e Fábio Ferreira.
2º tempo
Parecia repetição, mas o segundo tempo começou com milagre de Jefferson. Mal a bola havia rolado, Madson começou jogada que passou por Zezinho e acabou em chute de Zé Eduardo. O criador do lance e o finalizador, que entraram em campo no intervalo, viram Jefferson brilhar ao parar a trajetória da bola. Pelo Bota, Caio foi a mudança da vez e levou o time para frente.
Em poucos minutos o atacante sofreu três faltas seguidas e deu maior movimentação perto do gol, apoiado por Maicosuel e Renato Cajá. Pouco notado pela defesa santista, Herrera deu lugar à Edno, que tornou o clube de General Severiano mais perigoso.
Mesmo em São Paulo, o Santos já não chegava tantas vezes mais em Jefferson e então Joel Santana usou o último trunfo do banco. Loco Abreu apareceu na vaga de Maicosuel e o Botafogo parecia mais interessado na vitória. Aos 31, El Loco quase marcou depois de cabecear rente ao poste direito de Rafael. O uruguaio sentia que a noite era dele. E foi.
Aos 44 minutos do segundo tempo, Caio cruzou pela direita, Edno desviou e a pelota achou Loco Abreu. O camisa 13 dominou, tirou Rafael com categoria e fez o primeiro dele no Brasileiro. Abreu não comemorou, mas a torcida do Botafogo explodiu. Três pontos garantidos no fim e luta recompensada.
LANCEPRESS!Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.