| 25/08/2010 13h17min
O circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, guarda características bastante peculiares. O fato de ser de alta velocidade por si só já é um atrativo aos pilotos. No entanto, são suas curvas, subidas e descidas bem distribuídas pelos 7.004 metros de pista que desafiam e agradam aos competidores. Outra característica da região onde fica o circuito, cravado entre as cidades de Spa e Francorchamps, é o clima instável. A previsão do tempo oficial da F-1 aponta temperaturas variando entre 10°C e 18°C no fim de semana, com chuvas nos três dias de atividade de pista. A instabilidade climática poderá mudar o rumo da corrida e o brasileiro Lucas Di Grassi espera tirar vantagem disso.
– As corridas com chuva em Spa são sempre muito movimentadas e também acidentadas. É a melhor pista do campeonato, mais longa e difícil tecnicamente. E coloque nesse panorama a chuva, que torna o piso escorregadio, exige habilidade e também uma dose de sorte. Por tudo isso, para todos os pilotos, a possibilidade de não terminar a corrida por uma circunstância que foge ao nosso controle fica maior. Mas, se você termina, a tendência é ter um resultado melhor, justamente por que superou muitas dificuldades – declarou o piloto da Virgin.
– Como resultado, para quem não conta com o melhor equipamento como as equipes estreantes, a chuva pode acabar sendo bem vinda. Então esta será uma grande oportunidade para conquistarmos um resultado surpreendente, mas que dependerá de vários fatores – completou o brasileiro, que disputa neste final de semana sua primeira corrida de Fórmula-1 no traçado belga.
– Vai ser uma experiência incrível e para a qual estou muito preparado. Fizemos muitas voltas no simulador e terminei no pódio a corrida da GP2 em Spa do ano passado, então gosto muito do circuito – continua Di Grassi.
Por ser uma pista que exige baixa pressão aerodinâmica, a Virgin terá na Bélgica algumas peças específicas para o traçado.
– Nosso objetivo é terminar com os dois carros na frente da Lotus – afirmou o brasileiro, que busca uma posição entre os 12 primeiros para melhorar a classificação da Virgin no Mundial de Construtores.
– Se não chover, a chance de terminar entre os 12 é mais baixa, independentemente da performance do piloto. Já com chuva as chances são maiores – explicou.
Confira a programação:
Sexta-feira (27/08):
5h - 1º treino livre
9h - 2º treino livre
Sábado (28/08):
6h - 3º treino livre
9h - treino classificatório
Domingo (29/08):
9h - Largada
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