| 08/08/2010 12h16min
No Dia dos Pais, as meninas da Seleção não conseguiram presentear o "paizão" José Roberto Guimarães. Neste domingo, a equipe sofreu a sua primeira derrota no Grand Prix 2010. Atuando diante da Itália, a equipe de José Roberto Guimarães não conseguiu se encontrar em quadra, cometeu muitos erros, e perdeu por 3 sets a 1, parciais de 22-25, 21-25, 25-18 e 19-25. A partida, no Ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos, era a mais aguardada pela população da cidade, tanto que os 8.200 ingressos colocados à venda foram esgotados na última quarta-feira. Mesmo com o apoio da torcida, o Brasil sentiu a pressão do duelo importante.
O primeiro set começou com a Itália mostrando que, diferentemente de Taiwan e Japão, não facilitaria o trabalho das jogadoras brasileiras. A seleção europeia dominou o placar até a primeira parada técnica: 6-8. Com algumas falhas no ataque, sempre amortecido pelo bloqueio adversário, o Brasil demorou a entrar no jogo. Mas, um bom ataque de Sheilla e uma ace da central Fabiana deram moral às comandadas de José Roberto Guimarães, que pareciam finalmente estarem ligadas. Mas não estavam.
Os erros permaneceram e a Itália chegou ao segundo tempo técnico novamente na frente: 14-16. Quando o placar apontava 19-21, Zé Roberto solicitou seu primeiro tempo, mas a equipe não reagiu e perdeu seu primeiro set no Grand Prix: 22-25.
A segunda parcial começou, novamente, com erros do Brasil, o que motivou técnico brasileiro a colocar a levantadora Fabíola em quadra, no lugar de Dani Lins, quando o placar apontava 2-5. Visivelmente desestabilizadas em quadra, as brasileiras foram ao tempo técnico muito atrás no placar (3-8). Sem conseguir acordar a equipe, Zé Roberto, para delírio do público presente, colocou Paula Pequeno em quadra, no lugar de Mari, e Natália no lugar de Sheilla. Nem as alterações surtiram efeito, e as italianas abriram 10-16. Após o tempo técnico, o Brasil esbanjou, enfim, a esperada reação. Com dois pontos de Jaqueline e dois erros das italianas, encostou no marcador: 17--20. Porém, parou por aí. Com ajuda dos erros brasileiros, a Itália fechou o set em 21-25.
O terceiro set começou favorável ao Brasil, que abriu 6 a 1 e retomou a confiança dentro da partida. Em uma cravada da meio de rede Fabiana, a Seleção fez 8-4 e, pela primeira vez na partida, parou na frente das italianas. A recuperação brasileira se consolidou em uma sequência impressionante de três defesas da ponta Paula Pequeno. Desta vez, as italianas é quem sentiram a pressão e passaram a errar. O Brasil, então, abriu 13-8, forçando o pedido de tempo do técnico Massimo Barbolini. A partir dai, as brasileiras administraram a vantagem até o final do set, vencido, com certa tranquilidade, por 25-18.
Na parcial seguinte, o Brasil voltou a ter problemas e não conseguia colocar a bola no chão das italianas, que abriram 2-6. A titular Dani Lins, então, retornou à quadra, já que Fabíola não conseguia fazer a equipe jogar. A mudança, no entanto, não surtiu o efeito esperado. A seleção europeia distanciou-se no placar, que apontava 9-14, apesar do esforço das brasileiras. A Seleção até que tentou reagir, mas em vão. Assim, vitória das italianas por 19-25.
Após a derrota, a Seleção Brasileira embarca ainda neste domingo, às 19h30, para Macau, na China, onde na próxima semana irá disputar a segunda fase do Grand Prix.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.