| 05/08/2010 13h47min
A situação da Ferrari pode ter ficado ainda mais complicada no caso do GP da Alemanha, em Hockenheim. Isso porque a Fórmula-1 divulgou nesta quinta-feira, através de seu site oficial, o vídeo dos melhores momentos da corrida, mostrando outros diálogos entre o time italiano e seus pilotos. As conversas divulgadas reforçam a ideia de que a mensagem passada por Rob Smedley a Felipe Massa pelo rádio era um código para que permitisse que Fernando Alonso assumisse a liderança.
– Fernando está mais rápido que você. Você confirma que entendeu a mensagem? – disse o engenheiro do piloto na ocasião.
O vídeo publicado pelo site oficial da F-1 mostra Smedley alertando Massa de que o espanhol estava em um ritmo superior.
– Você precisa melhorar o ritmo, porque Fernando está mais rápido – avisou.
Outra mensagem foi passada ao brasileiro após o pit stop, onde o engenheiro informou ao piloto que seu companheiro tentaria um ataque.
– Ele (Alonso) está muito próximo. Ele vai tentar ultrapassar. Você precisa se defender – falou.
Após essa disputa, Alonso reclamou da atitude de Massa de querer segurar a posição, denominando-a como "ridícula".
– Estou muito mais rápido do que o Felipe – avisou pelo rádio.
O engenheiro do espanhol, Andrea Stella, entendeu de imediato o que foi passado por Alonso.
– Entendemos a mensagem, entendemos a mensagem – respondeu.
Após Felipe deixar o espanhol ultrapassá-lo e cruzar a linha de chegada na segunda posição, parabenizou o time, decepcionado.
– O que posso dizer? Parabéns ao time – disse.
Porém, conforme o site Motor Sport, o vídeo divulgado pela F1 mostra que, depois de o engenheiro da equipe italiana dizer para Massa que "Fernando estava mais rápido que ele", o mesmo afirmou ao brasileiro pelo rádio que Alonso estava muito próximo e que teria de defender a posição.
A frase deverá ser usada pela equipe italiana para se defender no tribunal ao informar que pediu para que o seu piloto "brigasse pela posição", minimizando assim uma punição rígida.
A Ferrari será julgada no Conselho Mundial de Automobilismo dia 8 de setembro e saberá se receberá alguma punição além dos R$ 175 mil que já teve de pagar.
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