| 01/04/2010 00h12min
Para afastar de vez a crise, o Vasco não deu chances à zebra e derrotou o ASA (AL) por 3 a 1 em São Januário, na noite desta quarta-feira, pela Copa do Brasil. Apesar das dificuldades, o Cruzmaltino fez valer a tradição e passou para as oitavas de final da competição.
Na próxima fase, o Gigante da Colina terá pela frente o Corinthians-PR, que fora de casa eliminou o Ceará com um gol nos acréscimos.
De volta ao time titular, Dodô mostrou logo no primeiro minuto que seu retorno daria trabalho aos defensores adversários. Presente na área, o atacante dominou a bola com categoria, driblou o goleiro Paulo César e mesmo sem ângulo, chutou para gol. Atento, Plínio apareceu na defesa e afastou para escanteio.
Na pressão, o Vasco dominou aos poucos o ASA e fez surgir duas chances reais de abrir o placar. Aos nove minutos, o inspirado Dodô surgiu mais uma vez, agora pela esquerda, para servir Elton na entrada da área. Porém, o atacante furou a bola e ela caiu
nos pés de Philippe Coutinho, que
bateu para fora. Em seguida, Elton recebeu de Rafael Carioca na meia-lua e bateu com categoria, mas a redonda caprichosamente parou na trave.
Melhor em campo, o Vasco fez valer a superioridade técnica e saiu com o gol inicial do duelo. Novamente a dupla Elton e Rafael Carioca, agora aos 18 minutos, tabelou com qualidade e desta vez, o camisa nove concluiu com perfeição. A bola ainda desviou em Plínio.
Entretanto, a vantagem do Vasco duraria apenas dois minutos. Sem deixar se abater, o ASA partiu para frente e alcançou o empate imediato. Em linha de impedimento, a defesa vascaína tentou deixar Júnior Viçosa sem condições de jogo, mas Élder Granja demorou para sair e tornou o lançamento legal. Na frente de Fernando Prass, o atacante colocou no canto do goleiro, que nada fez.
Abalado, o Cruzmaltino recuou e o clube de Alagoas aproveitou para dominar as ações do duelo. Por muito pouco, o ASA quase não conseguiu virar a partida. Aos 25 minutos, Júnior
Viçosa achou Fábio Lopes sem
marcação, mas o jogador pecou na hora de concluir.
Um pouco mais atento, o Vasco ainda lutou muito para desfazer a igualdade na etapa inicial, mas parou nas mãos de Paulo César. Lutador, Elton quase foi recompensado aos 44 minutos, em uma pancada firme defendida pelo arqueiro do ASA. Sem vaias da torcida, o time carioca foi para o vestiário sem o suficiente para avançar de fase.
Na aposta de que o time voltaria melhor do intervalo, o treinador interino Gaúcho não modificou o Vasco e viu do banco de reservas um grupo visivelmente apático. Sem apresentar perigo, o Cruzmaltino ficou dependente de Philippe Coutinho para avançar. Efetivamente, a equipe chegou apenas aos 13 minutos, com a inteligência do jovem meia-atacante, que chutou rente ao poste esquerdo de Paulo César.
Longe de inspiração, as duas equipes assumiram os papéis conforme suas necessidades. Desesperadamente em busca da vitória, o Vasco foi para cima, enquanto o ASA limitou-se a recuar
por completo. Ainda que
desorganizado, o Cruzmaltino rondou a área adversária até alcançar o objetivo. Aos 21 minutos, Élder Granja lançou Elton pela ponta direita e o atacante brigou por duas vezes com os zagueiros do ASA até afundar a bola no fundo das redes.
Tranquilo, o técnico Gaúcho lançou Magno e Ramon no gramado. Cheios de fôlego, ambos ajudaram o Vasco na garantia da classificação. Aos 26 minutos, Dodô ganhou disputa da defesa e Magno aproveitou a oportunidade para fazer a torcida soltar o grito de alegria, com um belo chute cruzado da entrada da área.
Confira outros resultados da Copa do Brasil:
*Portuguesa 2x1 Ponte Preta
Ceará 1x1 Corinthians-PR*
*Guarani 2x0 Fortaleza
Bahia 1x0 Atlético-GO*
*Sport 1x0 Paraná
*Vitória 5x0 Náutico
(*)classificados
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.