| 26/08/2009 19h00min
A seleção brasileira masculina de basquete estreou nesta quarta-feira com vitória na Copa América, em Porto Rico. O time de Moncho Monsalve alternou momentos bons e ruins diante da República Dominicana, mas impôs seu jogo no final e venceu por 81 a 68. Os brasileiros voltam à quadra nesta quinta-feira às 19h30 (de Brasília) para enfrentar a Venezuela. A república Dominicana abre a rodada contra o Panamá.
O início do jogo do Brasil não foi dos melhores, com algumas perdas de bola e chutes sem qualquer equilíbrio. Por sorte, os dominicanos também demoraram a entrar na partida. Foi nítida na seleção caribenha a falta de um padrão tático.
Com a marcação apertada de ambos os lados, o ala Leandrinho tentou puxar a responsabilidade e foi ele quem conduziu a arrancada do Brasil no marcador, quando a seleção conseguiu colocar nove pontos de vantagem (16 a 7). O pivô Tiago Splitter também se destacou no início.
Porém, os dominicanos tinham uma arma poderosa,
o chute de três, especialmente com
o ala Francisco Garcia, do Sacramento Kings. Foi graças a um arremesso do atleta, que a República Dominicana conseguiu encostar no Brasil no fim do quarto (21 a 18 para o Brasil).
No segundo quarto, o técnico Moncho Monsalve teve de tirar o pivô Tiago Splitter a cerca de oito minutos para o fim, pois o atleta já estava com três faltas. Para dar descanso à rotação inicial, Guilherme Giovanoni e Marcelinho Machado foram à quadra nos lugares de Varejão e Alex.
O Brasil conseguia manter o jogo sob controle até a saída de Marcelinho Huertas. A partir daí, os caribenhos passaram a tomar conta do jogo, apostando mais uma vez nos chutes de longa distância. O ótimo aproveitamento, de 64%, contra 23% dos brasileiros neste quesito foi fundamental para que o jogo ficasse parelho.
Com a pontaria de Francisco Garcia calibrada, os dominicanos passaram à frente no placar e chegaram a abrir quatro pontos de vantagem. A seleção brasileira, entretanto, conseguiu
voltar a atuar bem nos dois últimos
minutos e foi para o intervalo ganhando por 38 a 36.
O terceiro quarto foi muito ruim para o Brasil. A queda no rendimento esteve ligada diretamente a saída de Tiago Splitter, com quatro faltas. Sem ele no garrafão, a equipe verde-amarela passou a errar demais e perder muitos ataques seguidos.
Do outro lado, seguia o tiroteio de três associado ao crescimento de Charlie Villanueva. Não à toa, os caribenhos comandaram o marcador no período e venceram por 25 a 19.
No último quarto da partida, o Brasil começou com tudo. Alex marcou cinco pontos consecutivos, obrigando o técnico dominicano a pedir tempo. As duas seleções seguiram cometendo erros alternadamente, principalmente quando o placar apontou 66 a 66. O Brasil chegou ao desempate com Tiago Splitter, e a situação ficou ainda melhor quando Villanueva, um dos principais jogadores em quadra, cometeu falta de ataque no garrafão e foi eliminado.
Foi o suficiente para os comandados
de Moncho Monsalve deslancharem na partida,
abrindo dez pontos de vantagem. A partir daí, bastou ao Brasil administrar o jogo para sair de quadra com a vitória de 81 a 68.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.