Geral | 03/08/2009 19h46min
O governo brasileiro pretende vacinar até o fim do primeiro semestre do próximo ano 18 milhões de pessoas contra a influenza A (H1N1) — gripe A. De acordo com o Ministério da Saúde, 1 milhão de doses da vacina serão compradas em dezembro deste ano do Instituto Sanofir Pasteur da França, maior produtor de vacinas do mundo.
Para o primeiro trimestres de 2010, mais 17 milhões de doses serão adquiridas a granel e envasadas pelo Instituto Butantã.
Em reunião com especialistas, o Ministério da Saúde decidiu mapear os grupos prioritários para a vacinação. O recorte poderá ser por categoria profissional, vacinando primeiramente os profissionais de saúde. As mulheres grávidas e portadores de doença do coração também terão prioridades.
De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, as vacinas servirão para prevenir uma nova onda de gripe influenza A, no Brasil, no próximo ano.
Distribuição de remédios
Temporão disse que o medicamento Tamiflu só está
disponível nos serviços públicos de saúde para evitar uma "corrida às farmácias."
— Algumas pessoas criticam porque o medicamento não está disponível na farmácia para toda e qualquer pessoa que tiver uma receita médica. (Se fosse assim,) Teríamos uma corrida às farmácias. A população com maior poder aquisitivo — porque o medicamento é caro — compraria o medicamento para estocar e para fazer uso profilático, o que é contraindicado. Teríamos uma forte automedicação. É preciso responsabilidade ao lidar com essa questão — afirma.
Temporão diz também que mulheres grávidas só devem tirar licença do trabalho caso estejam com sintomas da nova gripe — orientação semelhante dada a alunos, professores e funcionários de escolas, que "não devem retornar" às aulas enquanto tiverem sintomas.
Com informações do site G1.
Confira mais informações sobre a gripe A no especial
Temporão (E), e o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, durante o 1º Painel Nacional de Influenza: Balanço e Desafios, sobre medidas relacionadas ao enfrentamento da doença
Foto:
Elza Fiúza, ABr
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.