Notícias

 | 11/07/2009 20h41min

Suspeita de gripe A em circo espanhol causa alarme falso na Restinga

Boato surgiu quando um dos palhaços procurou atendimento médico

Camila Becker, Especial

Uma história curiosa se disseminou essa semana entre moradores do bairro Restinga, em Porto Alegre. O medo excessivo da gripe A junto aos sotaques dos castelhanos e espanhóis que trabalham no Circo da Espanha, instalado na região, gerou a fórmula exata para preocupação entre as pessoas da comunidade.

A suspeita surgiu quando um dos palhaços do circo procurou o hospital de pronto atendimento Moinhos de Vento do bairro.

— Está todo mundo falando que o hospital não está atendendo por causa disso. Se há funcionários do estabelecimento circense com gripe, é perigoso visitarmos o local — diz João Batista, morador e agente comunitário.

Contudo, de acordo com a enfermeira da unidade Celita Fraporti não há fundamento para o alarde, já que a vigilância da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirma que não há casos suspeitos da nova gripe na região.

— Soubemos desse boato através de comentários de cidadãos que tem evitado vir aqui, pois estaríamos isolando pacientes com a gripe A. Estamos funcionando normalmente, isso é uma história inventada que acabou gerando medo nas pessoas. Há 20 dias atendi um homem do circo, mas ele estava com problemas de estômago, nada a ver com a H1N1 — afirma.

Para Tadeu Neto, brasileiro e palhaço do circo, as informações surtiram efeito na recepção do público.

— As pessoas chegam aqui e perguntam se estamos com gripe. Achamos até engraçado, pois não existe qualquer verdade nisso. Só pode ser por causa da língua mesmo, já que temos aqui gente da Espanha, Chile, Argentina, Brasil e Uruguai — completa ele rindo.

Onde buscar ajuda no RS

— Onde buscar ajuda em SC

Saiba mais sobre a gripe A (H1N1) em especial

Saiba mais sobre a pandemia da gripe A:

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.