Notícias

Geral  | 10/07/2009 15h48min

"Gripe A veio para ficar", diz Temporão

Ministro anunciou o repasse de R$ 2 milhões por mês ao RS para combater o vírus

Em entrevista ao programa Gaúcha Repórter, da Rádio Gaúcha, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que a gripe A é uma doença nova que veio para ficar e que ela está se encaminhando para entrar na rotina dos brasileiros. Temporão anunciou nesta sexta-feira, em Porto Alegre, o repasse de R$ 2 milhões por mês ao Estado para combater o avanço da gripe. Ainda não está definido como os recursos serão distribuídos, mas o foco principal da ação será os postos de saúde. 

— O que não sabemos é como será o comportamento desse vírus no futuro. Infelizmente, os especialistas ainda têm muitas perguntas e poucas respostas.

Alguns exemplos de dúvidas levantas pelo ministro é se haverá uma segunda onda de pessoas contaminadas e se o vírus pode sofrer mutações e mudar seu comportamento, se tornando mais agressivo.

— Ninguém pode responder com certeza. Não sabemos, também, se teremos uma vacina a curto prazo. Está se fazendo um grande esforço em todo mundo para que tenhamos, mas não temos segurança quando essa vacina estará disponível — disse o ministro à Rádio Gaúcha.

Laboratório especializado no RS

Na mesma entrevista, Temporão falou sobre a criação de um laboratório especializado em diagnóstico da gripe A no Rio Grande do Sul. Segundo o ministro, o Estado está pedindo essa certificação.

— Vamos dar início a esse processo, mas isso envolve aquisição de equipamentos muito caros, treinamento de pessoal e estabelecimento de protocolo.

O Brasil tem hoje três laboratórios especializados: um em Belém, outro em São Paulo e no Rio de Janeiro. Conforme a combinação de Temporão com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, um técnico da Fundação Oswaldo Cruz vai visitar Porto Alegre, possivelmente na semana que vem, para que uma vistoria seja realizada.

— Essa vistoria vai ver as condições que o laboratório apresenta e estabelecer as suas necessidades. A partir daí, vamos dar início ao processo — explicou o ministro.

Saiba mais sobre a gripe A (H1N1) em especial

Saiba mais sobre a pandemia da gripe A:

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.