| 29/06/2009 08h24min
O ministro da Saúde lamentou, nesse domingo, dia, 28, a morte do paciente gaúcho infectado pelo vírus da gripe A. Apesar do primeiro caso de óbito no país em decorrência da doença, José Gomes Temporão afirmou que o ministério não mudará a estratégia de controle da nova gripe.
O paciente gaúcho, de 29 anos, estava internado desde o último dia 19 de junho, tão logo voltou da Argentina com sintomas da gripe.
– O Ministério da Saúde lamenta profundamente a morte do paciente de 29 anos do Rio Grande do Sul e reafirma à sociedade brasileira que tem lançado mão de todos os esforços para conter a doença e, principalmente, evitar a ocorrência de óbitos. É um momento difícil, mas reitero, reafirmo, que isso não muda em nada a nossa estratégia de controle e combate à doença, ela se mantém a mesma; Segundo, demonstra que a letalidade dessa doença se aproxima da gripe sazonal, com uma tendência de queda e que o Ministério da Saúde, manterá a sociedade brasileira sempre muito bem informada do andamento da doença no país – declarou o ministro.
Segundo o Ministério da Saúde, mais 36 novos casos de infecção pelo vírus influenza A foram confirmados nesse domingo. Com esses, o total de pacientes infectados chega a 627 no país. Um outro paciente do Rio Grande do Sul requer cuidados.
Desde que, em abril, foi divulgada a primeira morte no mundo em conseqüência da gripe A o número de pessoas infectados pelo vírus só tem aumentado. Já são 71 mil casos, em 114 países e 320 mortes.
A Organização Mundial de Saúde elevou o nível de alerta para 6. Mesmo assim, o ministro José Gomes Temporão diz que a letalidade do novo vírus é baixa e que a transmissão no Brasil é limitada. Segundo ele, 75% casos de gripe A no país são de pessoas que viajaram para o Exterior.
– Foi por isso que o Ministério da Saúde, na última sexta-feira, recomendou que pessoas mais vulneráveis adiassem, se possível, viagens para países com transmissão sustentável do vírus – lembrou Temporão.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.