Notícias

 | 23/06/2009 09h22min

Brasil reforça vigilância contra gripe A em passageiros que vêm de países do Mercosul

País já tem pelo menos 240 casos da doença confirmados

As autoridades brasileiras vão reforçar os controles de vigilância dos passageiros que chegarem ao Brasil procedentes de Argentina, Paraguai ou Uruguai para conter a expansão da gripe A (H1N1).
 
Todos os passageiros procedentes de um dos países do Mercosul deverão preencher uma Declaração de Saúde do Viajante, um formulário harmonizado em todos os países do bloco e que permitirá "um acompanhamento mais rápido" da doença, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde.

O objetivo é detectar, diagnosticar e encaminhar para tratamento os casos de pessoas suspeitas de portar o vírus A (H1N1), acrescentou a nota.

A apresentação do documento, que será distribuído aos passageiros em avião, ônibus ou navio no qual viajarem ao Brasil, será obrigatória para permitir a entrada de qualquer turista, incluindo crianças, nas fronteiras brasileiras.

Foram impressos 500 mil formulários, que serão distribuídos em aeroportos, portos e áreas de fronteira.

As companhias aéreas também serão obrigadas a fornecer a lista de passageiros junto com a Declaração Geral da Aeronave no momento da chegada do avião.

Nas últimas semanas, com a chegada do inverno, aumentaram os casos da gripe no Brasil. O ministério confirmou pelo menos 240 contagiados pela doença no país. As autoridades também mantêm sob observação outros 159 pacientes e descartaram outros 592 casos de pessoas cujos sintomas poderiam corresponder aos da gripe.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.