| 23/06/2009 09h22min
As autoridades brasileiras vão reforçar os controles de vigilância dos passageiros que chegarem ao Brasil procedentes de Argentina, Paraguai ou Uruguai para conter a expansão da gripe A (H1N1).
Todos os passageiros procedentes de um dos países do Mercosul deverão preencher uma Declaração de Saúde do Viajante, um formulário harmonizado em todos os países do bloco e que permitirá "um acompanhamento mais rápido" da doença, segundo um comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde.
O objetivo é detectar, diagnosticar e encaminhar para tratamento os casos de pessoas suspeitas de portar o vírus A (H1N1), acrescentou a nota.
A apresentação do documento, que será distribuído aos passageiros em avião, ônibus ou navio no qual viajarem ao Brasil, será obrigatória para permitir a entrada de qualquer turista, incluindo crianças, nas fronteiras brasileiras.
Foram impressos 500 mil formulários, que serão distribuídos em aeroportos, portos e áreas de fronteira.
As companhias aéreas também serão obrigadas a fornecer a lista de passageiros junto com a Declaração Geral da Aeronave no momento da chegada do avião.
Nas últimas semanas, com a chegada do inverno, aumentaram os casos da gripe no Brasil. O ministério confirmou pelo menos 240 contagiados pela doença no país. As autoridades também mantêm sob observação outros 159 pacientes e descartaram outros 592 casos de pessoas cujos sintomas poderiam corresponder aos da gripe.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.