Notícias

Geral  | 26/06/2009 18h27min

Casos de nova gripe no Brasil já chegam a 522, diz Temporão

São Paulo é o Estado que registra a maioria dos casos: 260

Atualizada às 18h48min

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira que o número de casos confirmados da nova gripe (AH1N1) chegou a 522 no Brasil. Segundo o ministro, o vírus "não circula" no país. Nesta sexta-feira, foram confirmados 70 casos novos da doença.

Segundo Temporão, todos os casos novos são de pessoas que vieram do Exterior ou que tiveram contato próximo com elas. São Paulo é o Estado que registra a maioria dos casos: 260.

Temporão afirmou que a decisão de fechar escolas ou estabelecimentos públicos deverá ser tomada de acordo com os protocolos das vigilâncias sanitárias regionais.

O ministro informou que as pessoas contaminadas que tiverem agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas iniciais já vão receber medicamento contra o vírus.

Até a quinta-feira, todos os casos suspeitos notificados até 48 horas após os primeiros sintomas recebiam o medicamento, chamado fosfato de oseltamivir. Segundo o ministro, a medida foi tomada para evitar que um número significativo de pessoas tomasse o remédio logo nos primeiros dias e o abandonasse quando não fosse confirmado o caso, como vinha acontecendo.

O ministério mudou também o protocolo de confirmação de casos. Quando houver um caso em uma instituição — uma escola ou uma empresa, por exemplo — será suficiente a confirmação de apenas um ou poucos casos. Os demais serão confirmados por terem apresentado o vínculo.

O ministro reiterou que a situação é de "tranquilidade". Apesar disso, a recomendação para que pessoas com situações mais delicadas, como crianças abaixo de dois anos ou pessoas com doenças imunodepressivas, evitem viagens a países com transmissão sustentada continua valendo, disse.

Temporão afirmou que espera um aumento do número de casos, por causa do período do inverno no hemisfério Sul e do período de férias.

— A nossa expectativa é que, sim, teremos um aumento no número de casos nos próximos dias, nas próximas semanas — afirmou.

As informações são do site G1.

Mais informações sobre a doença no site

Veja como a doença pode entrar no RS

Veja onde ir em caso de suspeita de gripe


 

Confira a nota do Ministério da Saúde

Ocorrências de casos humanos de influenza A (H1N1)


1. Casos no Brasil

1.1 — O Ministério da Saúde informa que foram confirmados 70 novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), nos Estados de São Paulo (43), Minas Gerais (6), Paraná (5), Distrito Federal (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (3), Piauí (2), Espírito Santo (1) e Pará (1).

1.2 — Com os novos casos, o total de confirmados no país chega a 522. Esse número inclui os casos informados ao Ministério da Saúde pelos três laboratórios de referência para o diagnóstico da influenza (Fundação Oswaldo Cruz/RJ, Instituto Evandro Chagas/PA e Instituto Adolf Lutz/SP) e/ou pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

1.3 — Para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.

1.4 — Do total de casos confirmados, dois pacientes do Rio Grande do Sul estão internados. A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, com apoio do Ministério da Saúde, acompanha a evolução do quadro clínico dos pacientes. Os dois casos foram infectados no Exterior.

1.5 — Até 25 de junho, o Ministério da Saúde acompanhava 477 casos suspeitos no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 782 casos foram descartados.

1.6 — As definições de caso suspeito, confirmado e descartado estão disponíveis e atualizadas no Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e Contatos de Influenza A (H1N1), no link
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/influenza—protocolo—versao405062009.pdf.

1.7 - Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 17h desta sexta-feira. Todos os casos identificados após esse horário serão contabilizados no documento do dia seguinte

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.