Notícias

 | 26/06/2009 18h41min

Pelas Ruas: estudantes e professores da Uergs protestam por aplicação integral do estatuto

Manifestantes realizaram caminhada da Praça da Matriz à sede da reitoria

Atualizada em 26/06/2009 às 18h54min

 Centenas de estudantes e professores da Uergs protestaram na tarde desta sexta-feira. A reivindicação era a aplicação integral do estatuto da universidade, aprovado em 2004, especialmente quanto à eleição direta para a reitoria. 

Os manifestantes começaram às 14h uma caminhada da Praça da Matriz até a sede da reitoria, na rua Sete de Setembro, onde permaneceram reunidos até cerca de 15h30min.

Segundo o professor e coordenador de comunicação da Associação dos Docentes da Uergs (Aduergs), Maximiliano Fegala, os participantes não foram recebidos pela reitoria. O pró-reitor de ensino da universidade, Eloy Julis Garcia, justifica que eles não solicitaram uma audiência.

Os manifestantes pretendiam apresentar reivindicações referentes a composição do conselho universitário da universidade, a criação de um conselho de ensino, pesquisa e extensão e de conselhos consultivos regionais. Outras reivindicações dizem respeito a eleição direta para reitor, os vestibulares da universidade e a abertura de concurso para professores.

— A Uergs é a única universidade do país com reitor não eleito pela comunidade universitária. Agora temos vestibular aberto para 800 vagas e a sociedade não é bem informada sobre isso. Nossa intenção é que a universidade preste o serviço público para o qual a sociedade a criou. Queremos que a reitoria e o governo conversem com a gente para achar soluções — afirma Fegala.

Segundo o pró-reitor de ensino da Uergs, o estatuto só não é aplicado nas questões que exigem regulamentação:

— Algumas das pessoas encarregadas de redigir o regimento sobre as eleições internas estavam na passeata, mas ainda não apresentaram o documento à reitoria.

Garcia explicou outras reivindicações já estão sendo solucionadas pela universidade. Segundo ele, um edital de concurso já foi aberto para professores, com 62 vagas: 

— Estamos pleiteando mais 110 vagas. Há dez editais tramitando.

Na questão do vestibular, ele acredita que seria melhor não realizá-lo no inverno e sim no próximo verão, com a reposição do quadro de professores: 

— Estamos realizando vestibular onde é possível, onde há professores para todos os cursos. Hoje estamos com um terço da nossa capacidade docente: são 127 professores em 24 unidades. A reitoria não recomendou a realização de vestibular em nenhuma das unidades.

Envie a sua sugestão de matéria para o e-mail pelasruas@zerohora.com.br

Veja outras matérias do Pelas Ruas:
 

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.