Notícias

 | 23/06/2009 19h02min

Pelas Ruas: deterioração afeta monumentos importantes da Capital

Obras criadas pelo artista Carlos Tenius necessitam de restauração

Além de terem sido criados pelo mesmo artista, dois monumentos emblemáticos de Porto Alegre estão em uma situação que também compartilham: a deterioração. A obra que homenageia o ex-presidente Castello Branco é uma marca do Parcão, no bairro Moinhos de Vento. O Monumento aos Açorianos é ponto de referência na entrada para o centro da Capital. Ambos estão carcomidos, esburacados e vandalizados.

Na obra em honra ao ex-presidente faltam pedaços nas vigas de sustentação. A altura da estrutura e a corrosão em sua base preocupam o secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Garcia.

Ele garante, porém, que uma reforma será feita em breve e a população poderá ter de volta o monumento restaurado em 90 ou 120 dias. O secretário informou que as empresas que adotaram o Parcão já concordaram em investir na restauração.

O Açorianos, por sua vez, não tem previsão de reforma. Há mais de um mês, o Pelas Ruas conferiu como estava o monumento. De 20 de maio até hoje, nada mudou. No interior dos buracos que surgiram na estrutura há lixo e vestígios de produtos utilizados como entorpecentes, como diluentes.

Além disso, o local continua às escuras à noite. As caixas onde ficavam as luminárias foram vandalizadas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) tentará fechar parceria com o adotante da Praça dos Açorianos para consertar a estrutura.

Autor lamenta

O criador das obras, Carlos Tenius, lamenta a situação em que elas se encontram. O trabalho de construção dos monumentos girou em torno de um ano cada um. Em 1973 ficou pronto o dos Açorianos. Em 1979, foi inaugurado o do ex-presidente. Depois disso, ele acompanhou a lenta deterioração de ambos.

— Me dá muito desconforto falar sobre essa situação. Quando foi inaugurado (Açorianos), era um outro monumento. Hoje, está às escuras, corroído e abandonado.

Ainda assim, Tenius disse ter confiança em que o problema será resolvido.

— Sou um mero autor. Eu fiz a minha parte.

Envie a sua sugestão de matéria para o e-mail pelasruas@zerohora.com.br

Veja outras matérias do Pelas Ruas:

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.