Geral | 22/06/2009 20h12min
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira, 22, novas medidas para reforçar a vigilância em portos e aeroportos de todo o país, devido ao aumento do número de casos de Influenza A (H1N1) em países vizinhos do Brasil. Viajantes que chegam da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai terão que preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), com informações sobre o estado de saúde.
A medida visa facilitar o acompanhamento de possíveis casos suspeitos da doença. O tempo médio de preenchimento do documento é de cinco minutos, segundo a agência.
O país vai aumentar o alerta em todas as entradas do país para detectar, diagnosticar e encaminhar para tratamento casos de pessoas suspeitas de estarem infectadas pelo vírus. O anúncio foi feito pelo diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da ANVISA, José Agenor Álvares da Silva, durante a reunião diária do Gabinete Permanente de Emergências de Saúde Pública (GEI), ocorrida na sede do
Ministério da Saúde.
A apresentação do DSV será obrigatória para a entrada no país. O formulário será distribuído dentro do meio de transporte e deverá ser apresentado por cada passageiro, inclusive as crianças, cujos pais serão responsáveis pelos dados. Foram impressos 500 mil formulários que estão sendo distribuídos nos portos, aeroportos e áreas de fronteiras.
Além disso, as companhias aéreas serão obrigadas a fornecer a lista de passageiros junto com a Declaração Geral da Aeronave no momento da chegada do avião. Outra medida anunciada é o remanejamento de funcionários para fortalecer o controle nos postos de fronteiras com países da América do Sul e no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Em gráfico, saiba mais sobre a doença:
Veja como a doença se alastrou pelo mundo:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.