Geral | 22/06/2009 17h58min
O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, afirmou nesta segunda-feira em entrevista coletiva que todos os casos registrados da Influenza A (H1N1) foram contraídos fora do Rio Grande do Sul — as pessoas vieram da Argentina, Paraguai e países europeus.
— Não houve transmissão dentro do Estado, de gaúcho para gaúcho — afirmou, sem descartar o risco real de uma epidemia.
A situação na Argentina, onde há circulação do vírus da H1N1, preocupa a Secretaria Estadual de Saúde que está reforçando o alerta sanitário em todos os mais de 2 mil postos de saúde e hospitais para a notificação de casos suspeitos. Terra lembrou que o RS colocou à disposição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária recursos humanos (técnicos) para auxiliarem na vigilância de portos, aeroportos e fronteiras, que é atribuição da Anvisa.
Outro projeto que será adotado a médio prazo é um observatório de saúde em parceria com a Argentina para promover o intercâmbio de pessoal e
agilidade de informações entre os dois
países. A iniciativa do governo do Estado conta com o apoio do Ministério da Saúde.
— Não existem motivos para a população entrar em pânico — assegurou, segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde.
Em gráfico, saiba mais sobre a doença:
Veja como a doença se alastrou pelo mundo:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.