| 11/06/2009 16h07min
A pandemia de influenza A (H1N1), novo nome para a gripe suína, irá durar por um período de um ou dois anos, de acordo com o secretário-geral adjunto da Organização Mundial de Saúde (OMS), Keiji Fukuda.
— Por um período de um a dois anos o vírus estará circulando pelo mundo, infectando pessoas de maneira pandêmica — disse Fukuda.
O secretário fez as declarações após a OMS ter declarado a primeira epidemia global de gripe em 41 anos pelo vírus A(H1N1), que já infectou milhares de pessoas em 74 países. A decisão foi motivada pelo aumento dos casos de infecção pelo vírus. A OMS também informou que os fabricantes de vacina devem continuar a produzir doses para proteger a população contra a gripe comum, um processo que irá levar mais duas semanas, e então começar a produzir uma vacina para combater o vírus da gripe suína.
Os laboratórios agora já receberam a semente do vírus — o que irá permitir que comecem então a desenvolver a vacina. As
primeiras doses da vacina contra a pandemia
podem estar disponíveis em setembro, mas o suprimento será limitado, disse Margaret Chan, diretora-geral da OMS, durante coletiva de imprensa.
— Um 'número muito pequeno' de companhias já começaram a produzir a vacina e outras irão entrar no processo nas próximas duas semanas — disse Chan.
Saiba mais sobre a gripe A (H1N1):
Agência Estado
Autoridades sanitárias de China e Hong Kong registraram nesta manhã 14 novos casos da gripe suína, aumentando para 160 o número total de doentes
Foto:
Ym Yik, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.