Notícias

 | 04/05/2009 05h57min

Seca forma piscinas no Rio Uruguai

A escassez de chuva prejudica a região, mas divertiu famílias que aproveitaram o fim de semana para passear e jogar futebol na beira do rio

Marielise Ferreira e Pietro Rubin  |  marielise.ferreira@zerohora.com.br; pietro.rubin@zerohora.com.br

Uma paisagem diferente chama a atenção na fronteira oeste, entre a gaúcha Uruguaiana e a argentina Paso de Los Libres. Com 2m10cm abaixo do seu nível normal, o Rio Uruguai moldou uma espécie de praia de areia recortada por pequenas lagoas onde a água do rio ficou retida. A escassez de chuva – segundo a Emater regional, os índices de precipitação ficaram 64% abaixo da média histórica em abril – prejudica a região, mas divertiu famílias que aproveitaram o fim de semana para passear e jogar futebol na beira do rio.

Apenas chuva fraca e granizo

Poucos municípios gaúchos receberam no fim de semana a chuva que poderia amenizar os efeitos da estiagem nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Em situação crítica, Erechim começa hoje a sofrer as consequências mais drásticas da seca com o início do racionamento de água para a população.

Nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia, somente em Frederico Westphalen foi contabilizado 0,8 milímetro de chuva. Em Erechim, mais uma vez não houve precipitação e o racionamento começa hoje. Em razão da estiagem que começou em novembro, o lago de captação da barragem da Corsan chegou a 2,85 metros abaixo do nível no domingo e continua a diminuir oito centímetros por dia.

Nos postos da Brigada Militar ou Corpo de Bombeiros do Estado são feitas medições de chuva para a Defesa Civil estadual. Entre sábado e domingo, foi verificado precipitação em 20 municípios, todos próximos da fronteira com a Argentina e da divisa com Santa Catarina.

Conforme a Defesa Civil, a maior chuva ocorreu em Tucunduva, no Noroeste gaúcho, com 42 milímetros. Outros municípios da região, como Horizontina, Santo Cristo, Doutor Mauricio Cardoso, Nova Candelária, Novo Machado e Crissiumal tiveram chuva acumulada acima dos 10 milímetros entre a noite de sábado e a manhã de domingo.

– Foram pancadas que trouxeram mais chuva em alguns lugares e menos em outros. Não ameniza a estiagem. Precisa chover muito mais para recuperar a pastagem do gado leiteiro e o nível de rios e poços artesianos no interior – disse o prefeito de Doutor Mauricio Cardoso, Marino Pollo (PP).

Apesar de nuvens negras terem coberto o céu na tarde de sábado, choveu em apenas quatro municípios do norte do Estado. Em Ponte Preta, houve precipitação de 12 milímetros, em Iraí, de quatro milímetros, e em Frederico Westphalen, choveu apenas um milímetro.

Em Seberi, a chuva foi mais prejudicial do que benéfica. Foram 22 milímetros acompanhados de vento forte e granizo, também no sábado. As pedras só não provocaram estragos no campo porque os agricultores ainda aguardam por chuva para poder plantar as culturas de inverno, como o trigo.

Confira gráfico:

ZERO HORA
Anderson Petrocelli / 

Mais de dois metros abaixo do nível normal, Rio Uruguai ganhou lagoas naturais entre Uruguaiana e Paso de los Libres
Foto:  Anderson Petrocelli


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

24/04/2009 17h57min
Estiagem favorece incêndios em Porto Alegre
23/04/2009 21h42min
Chega a 116 o número de municípios atingidos pela estiagem
14/04/2009 20h29min
Estiagem provoca perdas nas lavouras gaúchas
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.