| 29/04/2009 09h41min
Um bebê de 1 ano e 11 meses do Texas, nos Estados Unidos, elevou para oito o número de mortes provocadas pela gripe suína. Até esta quarta-feira, a doença só havia comprovadamente provocado sete mortes no México, foco da epidemia.
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
As autoridades mexicanas haviam declarado primeiramente 20 óbitos por gripe suína. Ontem, com base em resultados de exames feitos em laboratórios americanos e canadenses, rebaixaram para sete as mortes, e disseram que os outros 13 óbitos serão objeto de novas análises
Os EUA confirmaram 65 casos da doença, a maioria leves. Outros sete países
registram casos da doença: Nova Zelândia (com 14 casos), Alemanha (3), Israel (2), Escócia
(2), Espanha (4), Canadá (13) e Costa Rica (1).
Saiba os locais onde a doença foi confirmada e onde há suspeita:
AMÉRICA DO NORTE
MÉXICO = As autoridades mexicanas rebaixaram na terça-feira (28/04) de 20 para sete as mortes por gripe suína no país. Os outros 13 óbitos serão objeto de novas análises.
CANADÁ = Canadá confirmou oito ocorrências de gripe suína.
EUA = No Texas, um bebê de um ano e 11 meses teve a morte confirmada pela doença. A Casa Branca pediu na terça-feira (28/04) ao Congresso US$ 1,5 bilhão para combater o surto de gripe suína no país, onde já há pelo menos 64 casos confirmados, informou o porta-voz Robert Gibbs.O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez o pedido numa carta enviada aos legisladores.
EUROPA
ALEMANHA = Três pessoas, dois homens e uma mulher, foram internadas em um hospital de Bielefeld, no norte da Alemanha,
com suspeita de terem contraído a gripe suína.
DINAMARCA = O hospital de Hvidovre, nos arredores de Copenhague, confirmou também hoje a internação de quatro pessoas, e outras duas serão hospitalizadas ao longo do dia. Um dos pacientes é uma mulher que retornou há poucos dias à Dinamarca após realizar uma viagem ao México, epicentro do foco de gripe suína.
ESPANHA = Nesta terça-feira, teve o segundo caso confirmado e cerca de 20 são suspeitos. Foi o primeiro país a confirmar caso fora da América do Norte.
FRANÇA = As autoridades sanitárias francesas investigando 20 casos "suspeitos" de gripe suína. Desde sábado, 107 pessoas chegaram à França vindas do México com sintomas da gripe suína. Porém, apenas 30 foram retidas com suspeitas de contaminação. Desses possíveis casos, 10 já foram descartados.
GRÃ-BRETANHA (ESCÓCIA)
= Duas pessoas internadas em um hospital da Escócia após voltar de uma viagem ao México estão
com gripe suína. O casal de escoceses chegou na terça-feira passada do México, onde foi declarado um grave foco de gripe suína, e se internou com sintomas de gripe.
ISRAEL = O país confirmou dois casos, ambos de homens que acabaram de regressar do México. Um já havia se recuperado e o outro não corria perigo, disseram as autoridades de saúde.
SUÉCIA = O Instituto de Doenças Contagiosas da Suécia confirmou que cinco pessoas, das quais pelo menos dois estiveram recentemente no México, foram internadas em centros hospitalares do país.
AMÉRICA CENTRAL
COSTA RICA = As autoridades de saúde da Costa Rica confirmaram hoje que uma mulher de 21 anos é primeiro caso de gripe suína no país e fizeram uma chamada à população para intensificar as medidas de higiene.
AMÉRICA DO SUL
> BRASIL = Há 13 casos suspeitos da doença no Brasil. Três em Minas Gerais, onde um casal
que voltou de lua de mel em Cancún foi internado e isolado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal (UFMG), em Belo Horizonte, três no Rio de Janeiro, dois no Amazonas e Rio Grande do Norte. São Paulo, Pará e Salvador - incluído nesta terça -, registram um caso suspeito cada.
PERU = Um possível caso de uma pessoa infectada pela gripe suína no Peru foi detectado em um voo que chegou a Lima procedente do México, disse hoje o ministro da Saúde peruano, Oscar Ugarte, que afirmou que os resultados dos exames no paciente estarão prontos nas próximas 48 horas.
CHILE = Autoridades chilenas investigam 18 casos suspeitos de gripe suína no país. Desde a sexta-feira foram descartados cinco casos suspeitos no país, onde até o momento não se confirmou a presença da doença.
ARGENTINA = Autoridades sanitárias da Argentina disseram nesta terça que estudam 10 casos
suspeitos de gripe suína em diferentes pontos do país. Trata-se de um casal da
província de Mendoza (oeste), um médico de Río Negro (sul), três habitantes de Córdoba (centro), um turista que chegou do Panamá e três funcionários do maior aeroporto argentino que aparentemente estiveram em contato com o viajante.
URUGUAI = Um uruguaio que visitou o México recentemente é o primeiro caso suspeito de gripe suína no Uruguai, e estão sendo realizados estudos para confirmar ou descartar a possibilidade. A identidade do paciente é mantida em sigilo, mas foi informado que chegou no domingo passado a Montevidéu e, após apresentar alguns dos sintomas da gripe suína, foi isolada em casa.
ÁSIA
ISRAEL = O Ministério da Saúde de Israel confirmou hoje o primeiro caso de contágio de gripe suína no país, após exames realizados em um dos dois suspeitos. O jovem de 26 anos tinha retornado do México na semana passada.
OCEANIA
NOVA
ZELÂNDIA = A Nova Zelândia confirmou nesta terça-feira pelo menos casos da doença. Os
infectados fariam de parte de um grupo de estudantes e professores que visitaram recentemente o México.
Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença
Passageiros de um voo procedente do México usam máscaras em sua chegada ao aeroporto Heathrow, em Londres, Grã-Bretanha. Veja mais fotos
Foto:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.