| 28/04/2009 09h13min
A gripe suína que teve dezenas de casos registrados no México e se alastra para outros países teria um erro de nomenclatura, de acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Produtores e Exportadores de Carne Suína, Pedro Camargo Neto. Em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta terça-feira, Neto esclareceu que a carne de porco está fora de perigo e pode ser consumida com segurança em qualquer parte do mundo. Para Neto, o cenário é de confusão e de desinformação:
— Essa gripe não tem nada de suína. É uma gripe mexicana. Não tem nenhum animal infectado, nem no México tem suíno doente.
O Ministério da Agricultura concorda que não foram registrados casos da doença em nenuma parte do mundo. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, não haverá restrição nas importações.
O Ministério da Saúde também garante que é seguro comer carne de porco e produtos derivados. O vírus da influenza suína não resiste a altas
temperaturas (70ºC).
Produtores e
exportadores projetam que esta nomenclatura para a doença possa causar prejuízo para exportações:
— É uma falta de sensibilidade comercial de cientistas que fazem a análise do vírus, que analisam o DNA. Eles (os cientistas) acham ele mais parecido com um da gripe suína e causam essa confusão mundial. Você pode causar um problema econômico por um erro de denominação, explicou o presidente.
O Brasil é o quarto maior exportador do mundo de carne suína. De acordo com o Ministério da Agricultura o Brasil nunca importou carne suína do México. No ano passado, a Alemanha foi o país que mais vendeu carne para o Brasil (5 mil toneladas). Outras 2 mil toneladas foram importadas da China em 2008.
Gaúchos relatam suas experiências no México:
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que o consumo da carne de porco cozida não transmite a gripe suína. A transmissão pode ocorrer apenas, em alguns casos, pelo produto cru ou mal passado.
Cientistas acreditam que o vírus dessa gripe tenha se manifestado em um porco a partir de uma mutação dos vírus da gripe aviária e humana. O animal teria passado a doença para um homem. A gripe é transmitida de humano para humano e do porco para humano.
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.