| 20/01/2009 18h07min
A nova secretária de Estado americana, Hillary Clinton, viajará em breve a Moscou para discutir o controle de armamento e outras questões de segurança, como o polêmico Sistema de Defesa Nacional contra Mísseis americano.
— A data será decidida literalmente amanhã em Washington. O tema principal da visita será o tratado Start-1 e o escudo antimísseis — informaram hoje fontes diplomáticas americanas em Moscou à agência oficial Itar-Tass.
As fontes expressaram ter confiança em que "a nova Administração americana possa forjar uma relação produtiva e mutuamente benéfica com a Rússia em todos os terrenos". Tanto Rússia quanto os EUA consideram necessário assinar um novo acordo juridicamente vinculativo antes que o Tratado de Redução de Armas Nucleares Estratégicas (Start-1), assinado na época da União Soviética em 1991, expire em dezembro deste ano.
Ao assinar o Start-1, as duas partes se comprometeram a reduzir seu arsenal de ogivas nucleares de 10
mil para 6 mil cada um. A Rússia
considera que um novo Start-1 é mais necessário do que nunca levando em conta os planos americanos de instalar elementos de seu escudo antimísseis na Polônia e a República Checa, que Moscou considera uma ameaça direta para a segurança do país.
> Saiba como foi a posse
> Confira o que ocorreu pela manhã
Com posse de Obama, Hillary é a nova secretária de Estado americana. Veja fotos da posse do presidente
Foto:
efe
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.