| 07/01/2009 21h26min
Milhares de palestinos fugiram nesta quarta-feira da localidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em razão dos bombardeios de Israel na região. Um dos moradores de Rafah relatou que aviões israelenses lançaram esta tarde centenas de panfletos nos quais pediam à população que abandonasse suas casas em razão do risco de ser bombardeados.
Após as 20h locais (16h de Brasília), os aviões começaram um bombardeio pesado na região, na altura da "Rota Filadélfia", a fronteira entre Gaza e Egito. A televisão israelense informou que, após mais de quatro horas, o bombardeio continuava, e seu objetivo era destruir os túneis pelos quais o movimento islâmico Hamas tem contrabandeado armas para seus homens.
Segundo testemunhas, dezenas de famílias deixaram suas casas e pertences e seguiram rumo ao norte do território em busca de refúgio, sem saber se poderão voltar.
Fontes de segurança em Gaza explicaram que os aviões israelenses destruíram 26 casas que
consideram como abrigo de entradas de túneis,
e que tratores demoliram outras dezenas em toda a região.
Ghazi Hamad, ex-porta-voz do Hamas e residente em Rafah, denunciou que Israel está destruindo casas de civis que não têm ligação com o movimento.
— Os foguetes israelenses estão destruindo casas da população, estão transformando a região em um campo de testes para todos os tipos de mísseis ar-terra — declarou.
Os bombardeios israelenses acontecem em paralelo a uma iniciativa de França e Egito de declarar um cessar-fogo, que parece ter recebido o apoio tanto em Israel como no movimento islamita.
Confira gráfico:
EFE
Mãe e filhos israelenses se protegem de ataques que ocorreram próximo à fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza
Foto:
Sebastian Scheiner/AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.