| 18/12/2008 09h27min
O Comitê de Política Monetária (Copom) discutiu a redução da taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual na reunião realizada nos 9 e 10 deste mês. Entretanto, a maioria dos membros do comitê optou por manter a Selic em 13,75% ao ano. A informação está na ata da reunião divulgada hoje pelo Banco Central.
Na reunião, o Copom avaliou que a desaceleração econômica por um período prolongado pode ampliar os efeitos da política monetária, que usa a Selic para controlar a inflação. Ou seja, o menor ritmo de crescimento da economia diminui a demanda por produtos e serviços e, por conseqüência, a inflação.
A desaceleração, que pode ser mais forte no próximo ano, é uma conseqüência da crise financeira internacional. Segundo a ata, apesar de ter analisado esse cenário, “prevaleceu no comitê o entendimento de que a trajetória prospectiva central da inflação ainda justificaria a manutenção da taxa básica em seu patamar atual”.
Na opinião de
membros do Copom, ainda há riscos para a
dinâmica inflacionária, devido à alta de preços neste ano e também a ajustes no balanço de pagamentos (registro de todas as transações econômicas e financeiras do país com outros).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.