Notícias

 | 12/12/2008 07h41min

Rejeição a plano para montadoras americanas reforça queda nas bolsas mundiais

Baixas foram acentuadas em Tóquio (5,56%) e Hong Kong (5,48%), Seul (4,38%)

Atualizada às 15h28min

O fracasso na aprovação do plano de ajuda de pelo menos US$ 14 bilhões às montadoras americanas repercutiu nas bolsas asiáticas e européias nesta sexta-feira. Na Ásia, a bolsa de Tóquio caiu 5,56%, a de Hong Kong, 5,48%, a de Seul, 4,38%, e a de Shangai, 3,81%. O corte nos empregos do Bank of America também influenciou na desvalorização.

Na Europa, no início do pregão, o índice FTSE-100 de Londres caía 3,20%. Na França, o CAC-40 registrava queda de 5,08%, enquanto o DAX-30, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, abria os negócios em baixa de 4,03%.

O Senado dos Estados Unidos não chegou a um acordo para votar o plano de socorro à indústria automobilística na noite de quinta-feira. O projeto previa a liberação de empréstimos para General Motors (GM), Chrysler e Ford, as três maiores montadoras americanas. Inicialmente, os três principais fabricantes de veículos do país pediam US$ 34 bilhões de dólares para evitar a falência.

A General Motors já anunciou que está desapontada com a decisão do Senado e que vai avaliar todas as opções para continar a reestruturação da empresa. A montadora admitiu, na quinta-feira, que contratou assessores jurídicos e banqueiros para "enfrentar todas as emergências possíveis", incluindo um pedido de falência.

Entenda a crise

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.