| 08/12/2008 23h52min
Lideranças empresariais de Blumenau se reúnem nesta terça-feira com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília, e esperam sair da audiência com um sinal positivo para a lista de pedidos considerados essenciais para retomar a atividade econômica da região.
O ofício com as reivindicações foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva há quase duas semanas, quando esteve no Vale do Itajaí para sobrevoar os municípios atingidos pela chuva e deslizamentos.
Representantes de 12 entidades patronais e trabalhistas de Blumenau e cidades vizinhas assinaram o documento. Os pedidos contemplam tanto o setor produtivo quanto a comunidade.
Os empresários e sindicalistas solicitam, entre outras reivindicações, a postergação do pagamento de impostos federais, liberação de linhas de empréstimo e de crédito especial para reconstrução de empresas, doação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal aos flagelados e liberação de recursos do Programa de
Arrendamento Residencial (PAR) para
a construção de, no mínimo, 3 mil casas para famílias atingidas pela catástrofe.
— Esperamos ter todas as medidas atendidas, pois são exeqüíveis e têm urgência — disse Ricardo Stodieck, presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib).
Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, Marcelino Campos, que junto a Stodieck participará da audiência com o ministro, as lideranças também vão solicitar o aumento do teto de resgate do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os desabrigados de R$ 2,6 mil para R$ 5,2 mil. Para Campos, a pressão dos empresários é importante para desburocratizar e agilizar as ações.
— Não adianta nada ter crédito liberado se houver burocracia para acessá-lo — avaliou o presidente da CDL.
Kleinübing recebe o ministro das Cidades
O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, não participará da reunião em Brasília.
Nesta terça-feira, ele recebe a visita do ministro das Cidades, Márcio
Fortes, em Blumenau. Com Kleinübing e outros prefeitos do Vale do Itajaí, Fortes vai tratar de recursos para a recuperação da infra-estrutura das cidades atingidas pela catástrofe. À tarde, às 14h30min, Fortes segue para Itajaí onde se reúne com o prefeito eleito Jandir Bellini e depois sobrevoa o município de Ilhota e a região do Morro do Baú.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.